Memória Titulo Memória
Mestres Leandro e Everton
Ademir Medici
10/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Passamos em frente do belíssimo Teatro Municipal de Rio Grande da Serra, palco do 14º Congresso de História do Grande ABC, realizado em 2017. No desfile de 1º de maio na Avenida Dom Pedro I, chegamos a mais duas entidades concentradas, a fanfarra da Escola Cassiano Ricardo, da Vila Figueiredo, e os capoeiristas Guerreiros do Quilombo. A cidade celebra mais um aniversário oficial.

Mutirão religioso

Ideval Lopes, ao longo dos 18 anos da Capela de Santa Maria, em São Caetano, chegou a trocar 38 vidraças e colocar uma tela de proteção. Sofreu com o abandono da capela e com a ação de vândalos. Sábado estava feliz, ao ver os moradores do bairro Santa Maria cuidando da recuperação da capelinha.

Sérgio Medina, de um condomínio próximo, e Gilberto Daniel de Souza, da Construtora Lorenzini, também compareceram ao mutirão. Gilberto vai sugerir que a construtora faça a manutenção regular da capela.

Agora, a contagem regressiva para a reinauguração da capela, sábado próximo, na véspera do Dia das Mães.

CAPELA DE SANTA MARIA

Endereço: Rua Diogo Fernandes, entre os números 43 e 53

Bairro: Santa Maria

Município: São Caetano

Reinauguração: sábado, 12 de maio, com ato litúrgico

Horário: 9h

Diário há 30 anos

Terça-feira, 10 de maio de 1988 – ano 30, edição 6748

Manchete –Dia decisivo para a reforma agrária

São Bernardo – Cai público na Cidade da Criança. Com os altos preços, somente os brinquedos gratuitos têm bom movimento.

Memória – A fonte da Villa Conceição, em Diadema.

Óbito – Falece o professor Dr. Ivanhoé Espósito, Dr. Ito, sócio-fundador da Associação Paulista de Medicina, regional de São Caetano.

Campeonato Paulista – No Estádio Bruno Daniel, Santo André 0, Corinthians 1, gol de Everton aos 46 minutos do segundo tempo.

Polícia – Ladrões furtam armas do 4º Distrito Policial de São Bernardo, em Riacho Grande.

Em 10 de maio de...

1918 – Polícia de São Bernardo prendeu Benjamin de “tal”, chamado de perigoso curandeiro, residente num dos bairros da região.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a mecânica vencerá a guerra, afirma Henry Ford, definido como “o famoso fabricante dos pequenos automóveis”.

1953 – Santo André abre a exposição do 4º Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo.

1958 – Ocara e Panelinha, rivais no Carnaval, encontram-se no futebol. Duas vitórias do Panelinha: 3 a 2 e 1 a 0 (entre os segundos quadros).

1973 – Manchete do Diário: ‘São Bernardo, 1 bilhão para obras’. O novo prefeito, Geraldo Faria Rodrigues, estabelecia um plano administrativo a ser posto em prática no seu quatriênio.

Hoje

Dia da Cozinheira

Dia do Guia de Turismo

Dia da Cavalaria

Dia do Campo

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 10 de maio: 

No Espírito Santo, Água Doce do Norte e Vargem Alta.

No Pará, Bom Jesus do Tocantins, Brejo do Araguaia, Cachoeira do Arari, Concórdia do Pará, Curionópolis, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ourilândia do Norte, Pacajá, Parauapebas, Santa Maria das Barreiras, São Geraldo do Araguaia, São João de Pirabas, São João do Araguaia, Tailândia e Tucumã

Em Santa Catarina, Correia Pinto e Santa Rosa de Lima

No Rio Grande do Norte, Doutor Severiano , Paraú, Pedro Velho e Timbaúba dos Batistas

No Rio de Janeiro, Itaperuna

No Rio Grande do Sul, Lagoa Vermelha

No Mato Grosso, Luciara

No Paraná, Maringá

Na Bahia, Santa Luzia

No Maranhão, São Francisco do Maranhão

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Damião de Molokai

Blanda

Nazário

João D’Avila


A fauna do Grande ABC

Pesquisa, texto e foto: Claudinei Correia de Mello, biólogo

Martim-pescador-grande

Nome científico: Ceryle Torquata

Fotografado em Riacho Grande

Nota –Claudinei acaba de ser admitido como professor da Escola Estadual Omar Donato Bassani, no bairro Tatetos, coração de Riacho Grande, em plena fauna e flora da Serra do Mar. Com certeza seus alunos terão belas aulas in loco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;