Economia Titulo
Italiana ENI compra 33% da portuguesa Galp
Por Do Diário do Grande ABC
17/01/2000 | 11:41
Compartilhar notícia


A empresa petrolífera italiana ENI anunciou nesta segunda-feira que adquiriu uma participaçao de 33,34% da petrolífera portuguesa Galp. No total, foram gastos 964 milhoes de euros. Do total adquirido, 11% foi vendido pelo Estado português e 22,34% por uma holding que congrega acionistas privados chamada Petrocontrol. Ao mesmo tempo, o Estado português anunciou que vai vender uma participaçao de 4% da empresa petrolífera aos espanhóis da Iberdrola. A empresa espanhola, que atua no setor elétrico, vai adquirir mais 11% dos acionistas privados que estao na Petrocontrol.

Com esta operaçao, as três empresas estabelecem uma parceria estratégica para atuar nos mercados de petróleo, gás e energia elétrica, tanto na Península Ibérica, como no Brasil e Angola. Como resultado dessa venda, o Estado português passa a controlar 34,81% da GALP; a ENI, 33,34%; a Iberdrola, 15%; a EDP (empresa de eletric idade que atua no Brasil), 14,27%; e o banco estatal Caixa Geral de Depósitos, 13,50%. A ENI atua no Brasil através da Agip e é líder na distribuiçao de gás liquefeito de petróleo no país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;