Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Saiba lidar com seu chefe
Cíntia Bortotto
16/04/2018 | 07:00
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Nem sempre é fácil estar 100% contente com seu chefe e com seu trabalho. Nestas ocasiões, muitas perguntas passam pela cabeça das pessoas. E aí? Como fazer quando você precisa conversar com seu chefe sobre uma situação delicada?

Certamente pedir aumento é uma das ocasiões mais difíceis para os profissionais lidarem com chefes. Geralmente, o trabalhador tem sinalizações de seu superior imediato quando está indo bem. Talvez este seja momento de abordar o chefe com o tema, se assim entender necessário. Não acredito que pedir aumento seja bacana, pois ele deve vir como forma de reconhecimento. Ao colaborador, sempre cabe estar preparado para ocupar posições acima da dele e não ficar esperando ser mais remunerado pela função que já faz hoje.

É sempre importante pedir um feedback sobre seu trabalho, saber sobre o que está adequado e o que não está. Numa ocasião destas, pode-se sutilmente trazer dados sobre a remuneração no mercado ao seu chefe. Se o mercado não pagar a mais para a sua função, sugiro que não peça.

Outro momento delicado para a relação funcionário-chefe é quando você está se sentindo desmotivado. Se você não sente o mesmo ânimo para trabalhar, ou se as atividades não parecem ter o mesmo brilho do que antes, você pode estar enfrentando estado de desmotivação. O problema maior vem quando a falta de ânimo já atingiu um nível que até sua performance vem sendo prejudicada.

Informar ao seu líder é uma tarefa nem sempre tão fácil. A conversa deve ter caráter de que você sente que pode ser mais produtivo se mudar de atividades ou de área. Deve haver reflexão antes de abordar o chefe, até porque só reclamar não é a solução. O que você busca? O que faria você se animar novamente? Se seu chefe perceber que seu objetivo final é fazer com que a produtividade não caia, e se ele souber que você sempre foi bom funcionário, a tendência é de que ele lhe ajude. A relação, se ambos forem maduros, não ficará comprometida.

O ideal é você perceber o dia em que seu chefe não esteja nervoso ou sob muita pressão. Este tipo de conversa não deve acontecer na véspera ou no dia de reunião muito importante, seja interna, seja com um cliente. Deve ser em circunstância em que você perceba que ela está aberto ao diálogo, que quer ouvir e buscar solução conjuntamente.

Se você não souber identificar o humor de seu chefe, peça para a secretária ou alguém que seja próximo dele para ajudá-lo.

Busque ser ponderado, que saiba o que quer, e que saiba também quem você é, quais são suas reais dificuldades e suas qualidades. Seu autoconhecimento e sua segurança são determinantes para o sucesso das conversas delicadas que você possa vir a ter com seu chefe. Procure também conhecê-lo melhor, para correr menos risco de errar. No caso de dúvida, aposte no bom-senso. Siga confiante e boa sorte! 




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