Internacional Titulo
Coalizão lança nova operação no Afeganistão
Das Agências
02/05/2002 | 09:17
Compartilhar notícia


Cerca de mil soldados da coalizão internacional lançaram nesta quinta-feira uma nova operação no sudeste do Afeganistão contra "uma importante base terrorista", anunciou o comandante das tropas britânicas, general Roger Lane.

Segundo o general, a "Operação Tocaia" foi lançada após o descobrimento de uma área que pode ser uma base ou ex-base terrorista, "de importância chave", localizada num terreno irregular. "Membros da coalizão estão agora mobilizados no sudeste do Afeganistão, na chamada 'Operação Tocaia'", disse Lane, acrescentando que o grupo encontrou uma "base chave para os terroristas'.

O coronel Paul Harradine afirmou que a operação era liderada por tropas inglesas, mas contava com participação de soldados americanos, e apoio pelo ar. "Até onde eu sei, não houve contatos com o inimigo", disse ele aos repórteres na base da coalizão, ao norte de Cabul.

Ele informou que membros do Commando 45 da Grã-Bretanha estavam entre os "aproximadamente mil" soldados mobilizados na operação, mas não pode fornecer muitos outros detalhes sobre a operação em andamento.

A localização dessa mobilização não foi revelada, mas Harradine disse que a nova operação ocorria num "terreno irregular, numa área de altas montanhas".

Oficiais do Departamentde Defesa em Washington disseram que centenas de soldados estão em Khost e Paktia, e que podem ser deslocados mais soldados se necessário.

O oficial disse que as forças da coalizão, que incluem os comandos norte-americano e australiano, assim como guerrilheiros afegãos, estavam empurrando pequenos grupos de supostos terroristas do Talibã e da Al-Qaida para o lado afegão da fronteira, e não para dentro do Paquistão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;