Economia Titulo Presente de aniversário
Programa de estágio de Sto.André recebe prêmio

Meu primeiro emprego levou a melhor entre 87 empresas e órgãos públicos em ação do Ciee

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
08/04/2018 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação/PSA


O projeto Meu Primeiro Emprego, iniciativa da Prefeitura de Santo André e destinado a programa de estágio dentro da administração pública, recebeu prêmio do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) como melhor programa entre 87 empresas e órgãos públicos. O projeto foi homenageado em cerimônia ocorrida na última semana.

A nona edição da premiação aconteceu com base nas respostas dos próprios estagiários a questionário elaborado por especialistas do Ciee, ou seja, os programas foram avaliados pelos próprios colaboradores. Dentre os critérios, destacam-se o orgulho da empresa em que trabalham e a contribuição do estágio para a aprendizagem prática e as formações cultural e social. A pesquisa foi realizada em 20 Estados, mais o Distrito Federal, e contou com a participação de 160 empresas e órgãos públicos.

O programa, idealizado pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), foi criado em 2017, oferecendo inicialmente 964 vagas. Neste ano, o número foi ampliado para 1.166 postos, preenchidos de acordo com a disponibilidade. Até o momento, há 500 estagiários trabalhando. Os jovens recebem auxílio que pode chegar a R$ 1.517.

Conforme o prefeito, a expectativa é a de que a política pública seja ampliada e que as vagas sejam preenchidas totalmente. O processo seletivo é feito pelo Ciee, por meio de convênio, que considera o desempenho do aluno na universidade e também aplica uma prova. “Não tem custo nenhum para a Prefeitura. Nossa equipe ajuda na seleção e também faz o diagnóstico das necessidades realizando consultas às secretarias para ver onde tem demanda”, explicou.

Entre os estagiários em atividade está a estudante do 4º ano do curso de Direito Lilian Pereira de Sousa, 31 anos, moradora do bairro andreense Camilópolis. Ela, que já tinha estagiado anteriormente em escritório de advocacia, ficou fascinada com o trabalho na Procuradoria Fiscal da Prefeitura, o qual desempenha desde junho de 2017.

“Eu me surpreendi. Trabalhamos com bastante autonomia e vivemos muito na prática. Desde a verificação dos processos até a parte de ir ao fórum conversar com o juiz. É muito aprendizado”, destacou ela, que nunca tinha trabalhado na área tributária antes, e optou por seguir a mesma após a experiência no estágio na administração pública.

O prefeito destacou que o prêmio é um presente para o município, que completa hoje 465 anos. “Me deixou muito orgulhoso, primeiro por colocar a cidade na referência de políticas públicas do País. O critério foi a cereja do bolo, porque partiu dos próprios jovens o reconhecimento da importância de fazer estágio dentro da nossa gestão.”

Além disso, a iniciativa também estimula a economia. “As bolsas ajudam a custear a universidade, geram receita e atividade econômica por conta de emprego e renda”, afirmou.


Projeto é criado com base em experiência do prefeito

A iniciativa de Santo André premiada foi criada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB) com base na própria experiência como estagiário na administração municipal. Antes do ingresso na vida pública, ele realizou dois estágios na Prefeitura, um quando cursava Economia, em 1994, e outro quando estudava Direito, em 1999.

Na época, a seleção era feita por meio de concurso público. “Eu já tinha interesse na administração pública e pude ver o quanto é interessante vivenciar isso na prática. A partir dessa experiência, pensei no programa e levei para os técnicos, a fim de analisar a viabilidade. Hoje temos cerca de 500 jovens aqui dentro, levando essa mesma experiência que vivi na prática”, destacou.

Na primeira passagem pela Prefeitura, de 1994 a 1996, Paulo Serra trabalhou na Secretaria de Finanças. Já em 1999, atuou no Procon (Serviço de Proteção ao Consumidor) da cidade. “Era um trabalho de lidar com o público e vivenciar, no dia a dia, algumas manifestações de Direito da família, já que na época ainda não existia Defensoria Pública em Santo André. Cheguei a cuidar de vários processos, aprendi a peticionar e participei de audiências dentro desses dois anos no departamento de assistência judiciária e defesa do consumidor.”

Por influência do pai, Paulo Américo Serra, e do avô, Américo Pinto Serra, que se candidataram aos cargos de vice-prefeito e vereador, respectivamente, Paulo Serra já tinha vontade de entrar na vida pública. Em 2004, se candidatou a vereador e ganhou o primeiro mandado, sendo o segundo em 2008. “Vou confessar que lidar com o público na assistência e no Procon me estimulou ainda mais.”


Maioria das oportunidades está em serviços

Dados levantados pelo Conjuscs (Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura) da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) mostram que o emprego formal em Santo André está, em sua maioria, no setor de serviços. Resultado também de migração entre ramos de atuação que ofereceram mais oportunidades. Entre período de 2002 e 2016, a participação dos trabalhadores na indústria caiu de 30,1% para 16,2%, ao passo que, em serviços, passou de 66% para 79% neste mesmo intervalo.

“Em 2002, foram registrados 62.643 empregos em serviços, ante 123,2 mil em 2006. Ao mesmo tempo, na indústria o número passou de 28.573 para 25.264”, destacou o professor da USCS Jefferson José da Conceição, responsável pelo levantamento.

Já em relação ao número de estabelecimentos industriais com até 100 empregados, essa faixa cresceu de 1.040 em 2002 para 1.451 em 2016. Entretanto, nas faixas com mais de 100 empregados e mais de 1.000 empregados, por sua vez, houve reduções.

O prefeito andreense Paulo Serra (PSDB) afirma que dentre as iniciativas para atrair empresas e fortalecer a economia está a desburocratização no processo de abertura, cujo tempo foi reduzido de 180 dias para sete, por meio do Via Rápida Empresa.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;