Economia Titulo
Tensões EUA-China têm vários canais de transmissão para economia, diz Moody´s
06/04/2018 | 11:34
Compartilhar notícia


A agência de classificação de risco Moody´s alerta que a escalada da tensão comercial entre Estados Unidos e China pode ter impacto econômico e financeiro além do que seria transmitido por meio de canais de comércio direto, caso as tarifas sejam implementadas.

"A incerteza pesará no sentimento do investidor e provavelmente levará a uma maior volatilidade no mercado financeiro nos próximos meses. Se as tensões comerciais persistirem ou aumentarem, provavelmente afetarão as decisões das empresas sobre onde localizar suas cadeias de fornecimento globais. Isso, por sua vez, afetaria o investimento de capital e reduziria a eficiência da produção em meio ao já baixo crescimento da produtividade global", avalia a Moody´s, ponderando que China e EUA devem evitar uma escalada severa das restrições comerciais.

De acordo com a Moody´s, as tarifas já adotadas pelos EUA sobre painéis solares, máquinas de lavar, aço e alumínio da China devem ter impacto limitado e de curto prazo sobre o crescimento econômico e a inflação desses países.

A agência estima que o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA crescerá 2,7% em 2018 e 2,3% em 2019, enquanto a expectativa para a economia chinesa é de expansão de 6,6% em 2018 e de 6,4% em 2019. Entretanto, a Moody´s observa que o risco de aprofundamento das tensões comerciais pode levar a uma revisão para baixo nestas previsões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;