Esta é a segunda vez que o cartunista do Grande ABC participa do festival. Na edição passada, Fernandes teve um dos trabalhos selecionados para exposição, mas não ganhou nenhum prêmio porque o festival só avalia artistas convidados, como ele foi desta vez.
Nascido em Avaré, interior paulista, Fernandes mora em São Caetano desde 1982. O artista é vencedor de vários salões de humor e já recebeu mais de 15 prêmios em sua carreira.
O tema deste ano do Grande Prêmio PortoCartoon, Desporto e Sociedade, foi estabelecido no âmbito do Campeonato Europeu de Futebol (Euro 2004), em Portugal e dos Jogos Olímpicos em Atenas. O cartunista Grzegorz Szumowski, da Polônia, foi o vencedor do prêmio. O segundo lugar ficou com Borislav Stankovic, da Sérvia e Montenegro. Houve empate na terceira colocação entre o italiano Achille Superbi e o grego Michael Kountouris. Os vencedores do VI PortoCartoon receberão os troféus e os prêmios durante cerimônia que será realizada nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, ainda neste mês. Além dos prêmios definidos no regulamento, o três primeiros lugares irão receber valiosas peças de cerâmica pintadas à mão.
O número de participações deste ano excedeu os festivais anteriores ao receber a concurso 2.140 cartuns, de 603 cartunistas, oriundos de 62 países. Este número e o valor dos prêmios reforçam a classificação dada ao PortoCartoon pela Feco (Federations of Cartoonists Organisations), em março do ano passado, considerando-o um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo.
A qualidade dos trabalhos levou os jurados a atribuírem 14 menções honrosas. O júri internacional foi constituído pelo diretor do Museu, Luís Humberto Marcos; Georges Wolinski, cartunista das publicações Paris Match e Charlie Hebdo; Xaquin Marin, diretor do Museu do Humor de Fene (Galiza); Antônio, cartunista do jornal Expresso (Portugal); Luís Mendonça, da Faculdade de Belas Artes do Porto (Portugal); o artista Roberto Merino (Chile) e Inês Moreira, representante do Instituto das Artes do Ministério da Cultura.
Inaugurado em março de 1999, o I PortoCartoon teve como tema Descobrimentos e Oceanos. A segunda edição propôs Mudança de Século/Milênio em Cartum. Em 2001, a terceira edição do festival abordou dois temas, As Pontes e Gutemberg, para celebrar os 600 anos de seu nascimento. Em 2002, a quarta edição teve como tema O Ecoturismo e A Água.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.