Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Como prevenir gripes e resfriados?
Do Diário do Grande ABC
03/04/2018 | 13:46
Compartilhar notícia


Ultimamente é muito comum ouvir que ‘o clima está uma loucura’. De fato, as estações parecem estar cada vez mais ‘indefinidas’, a mudança brusca de temperatura tem sido comum, e isso acaba nos expondo ao calor e frio em dias que não estamos preparados. Isso, somado a outros diversos fatores, favorece o aparecimento de gripes e resfriados com mais frequência. Mas você sabe identificar quando está resfriado ou gripado?

A maioria das pessoas não conhece a diferença entre os dois. Você sabe quais são os sinais mais comuns para cada um? O resfriado comum é infecção viral e apresenta sintomas mais leves, como vermelhidão nos olhos, congestão nasal, coriza clara e espirros (nesse caso, normalmente não há febre alta, também não há infecção secundária, como, por exemplo, dor de garganta).

A gripe também é infecção viral e caracteriza-se pelo surgimento de febre alta, cefaleia (dores de cabeça), intensas dores no corpo, mal-estar, tosse seca, dor de garganta e coriza. Geralmente, dura entre sete e dez dias e também pode desencadear complicações como sinusite bacteriana e otite média. Como ela compromete o sistema imunológico, pode ainda causar pneumonia. É importante lembrar que as duas doenças são extremamente contagiosas e a transmissão é feita através da tosse ou espirro e pelo contato com mãos infectadas. Para saber se é resfriado simples ou gripe, o profissional deve sempre avaliar o histórico clínico do paciente, bem como realizar o exame físico. Só a partir desses procedimentos é possível dar diagnóstico preciso.

Existem maneiras simples de prevenir os resfriados – e não é só consumindo vitamina C, como muitos pensam. Outras dicas para a prevenção são: boa alimentação – como a ingestão de frutas e legumes, hidratação (beber bastante água) e higiene nasal também podem ajudar. A gripe, por sua vez, pode ser prevenida por meio da vacina anual, disponibilizada em postos de Saúde e em clínicas privadas, assim como durante as campanhas nacionais de vacinação.

É muito importante proteger as crianças. A vacinação pode ser aplicada a partir de 6 meses de vida, pouco tempo antes do inverno, ajudando, assim, a prevenir doenças respiratórias. Quando existir a suspeita de complicações é imprescindível levar a criança para consulta médica. O mesmo aplica-se para os adultos, que devem buscar orientação especializada e jamais se automedicar. Também não devem procurar por orientações na internet. Se tratadas desde o início e de forma correta, é possível evitar as complicações mais sérias.

Nael Hwas é coordenador do pronto-socorro adulto do centro hospitalar de alta complexidade na Zona Norte de São Paulo HSANP.

Palavra do leitor

Metra 

 Sou usuária do Trólebus há mais de dez anos, e nos últimos anos está cada vez mais precário esse serviço. Entrei em contato várias vezes com a central de atendimento da Metra e também passei alguns e-mails, mas, infelizmente, não melhorou esse transporte. Dia 2, por volta das 7h30. na parada das indústrias, próximo ao bairro Piraporinha, o carro número 5.206 começou a emitir fumaça preta fora e dentro do veículo. O motorista parou e pediu para os passageiros saírem e aguardar o próximo carro. Passaram quatro veículos lotados, sem condição de receber todos os usuários que estavam no ponto. Cheguei novamente atrasada no meu trabalho, e provavelmente os outros passageiros também. Até quando vai continuar esse desrespeito com os usuários? Afinal de contas, não é serviço gratuito! Basta, Metra, de tanta incompetência e descaso!

Ana Maria Gaiotto Mauro

 São Bernardo

Cineasta 

 Muito obrigado pela reportagem (Cultura&Lazer, ontem). Ficou show! Tenho recebido diversos elogios de pessoas que viram a reportagem e me parabenizaram! Ficou muito boa mesmo. Muito obrigado pelo apoio a meus projetos.

Milton Santos Jr.

 São Bernardo

Repetição 

 Quando estourou o escândalo do Mensalão, os poderosos políticos que orbitavam o então presidente Lula acabaram presos ou simplesmente desapareceram de Brasília. Curiosamente, apesar das graves denúncias acompanhadas de robustas e inequívocas provas e evidências, nada ‘colou’ em Lula. Hoje, mais de uma década depois, a história se repete com semelhança assustadora, sendo que os personagens centrais da trama são o presidente Michel Temer e seus mais próximos colaboradores. Pano rápido!

Maria Elisa Amaral

 Capital

Futebolzinho

 Quanta pobreza no futebol apresentado por Corinthians x Palmeiras na primeira final do Campeonato Paulista (Esportes, dia 1º). Acho que os jogadores do Brasil deveriam assistir a alguns jogos de Real Madrid, Barcelona, Manchester, Bayer etc. Sei que não dá para comparar a condição técnica com os times europeus, pois estes montam verdadeiras seleções pelo poderio econômico que possuem. Com relação ao comportamento e disciplina em campo, não deveria ter tanta disparidade. Será que acham que reclamar com juiz a todo instante, dar pontapé, brigar e dar pernada para todo lado é sinônimo de garra? Pior é que, em muitos jogos, entram em campo carregando faixas com apelo pela paz. Quanta hipocrisia e falsidade. Jogadores que se acham a cereja do bolo hoje não passam de medianos e não serviriam nem para ser o terceiro reserva de um Ademir da Guia, Rivelino, Gerson, Tostão, Dirceu Lopes etc. Não vou nem citar Pelé, pois seria muita covardia. 

Mauri Fontes

Santo André

Ciclo vicioso

 Reforma, porrada e tiro. Essa é a política de Educação do Estado! Acredito que não cabe a mim falar aqui de como é defasado o ensino e todo o sistema público. Na Educação existe gasto desnecessário com servidores que pouco fazem pelas escolas públicas municipais e estaduais, onde se exige maior atenção e deveria ter mais incentivo, até de suas próprias secretarias. Direitos todos temos, garantidos por lei. E deveres também. Mas o que foi feito do respeito aos professores e seus alunos? Cortem os salários dos servidores públicos caros e ineficientes! Não valem o preço. O que eles fazem de tão importante para querer ganhar tanto? Inclusive secretários, assessores e também os que fazem parte do governo. O MEC deveria se chamar MES (Movimento Escola Sabotada). Desde sempre foi assim. 

Rafael Alves

Santo André

Terremoto 

 O tremor de terra que teve epicentro na Bolívia e repercutiu em todo o Centro-Sul do Brasil em nada se compara ao terremoto que sobrevirá ao Brasil e ao povo brasileiro se o STF (Supremo Tribunal Federal) rever sua posição para reverter a prisão do condenado. Nas mãos do STF está a estabilidade do País pelas próximas décadas.

Claudio Juchem

 Capital

Só a Rosa? 

 Acho que estão lançando muita responsabilidade sobre os ombros da ministra Rosa Weber no caso do julgamento do habeas corpus e consequente soltura de Lula e os demais com a abertura da porteira pelo STF! E os dez ministros, em especial aqueles que se dizem garantistas e pretendem votar pela liberação? E Gilmar Mendes, mudará o seu voto em relação à última votação? Cobremos, pois, de Celso, Marco Aurélio, Lewandowski, Toffoli e Gilmar o mesmo que se cobra da Rosa. 

Marco Antonio Esteves Balbi

 Rio de Janeiro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;