Palavra do Leitor Titulo Artigo
Precisamos falar sobre água
Do Diário do Grande ABC
02/04/2018 | 11:52
Compartilhar notícia


Artigo

Em 2016, o relatório Living Planet, elaborado pela WWF (World Wildlife Found), indicava que já em 2012 o estilo de vida do ser humano consumia o equivalente aos recursos de um planeta Terra e meio. Um dos recursos naturais que mais sofrem com a atividade humana é a água. Irrigação para agricultura, geração de energia, consumo industrial e demanda doméstica são áreas de alta demanda – e que não param de pedir mais. Dados mais recentes da ONU mostram que, até 2025 (daqui a sete anos, portanto), se os padrões de consumo continuarem os mesmos, dois terços da população mundial poderão enfrentar falta de água em suas casas.

Utilizando o equivalente a 22% de toda a água no mundo, o setor industrial sabe que sua atuação contribui para este cenário sombrio. Por isso, cada vez mais empresas vêm investindo em novas formas de tratar e reusar seus efluentes, em tentativa de reduzir os impactos de suas atividades.

A indústria também pode usar os recursos e o suporte de inovações disponíveis em sua estrutura para criar soluções que permitam aos mercados de maior consumo (agrícola, saneamento e industrial) melhorarem a eficiência de seus processos e, assim, economizar recursos. É o caso da tecnologia Mulching, filme plástico de polietileno para cobrir o solo que pode ajudar o setor agrícola a reduzir seu consumo de água doce (hoje, estimado em 70% das reservas do planeta). Outro bom exemplo é nova resina de polietileno, desenvolvida no laboratório do centro de tecnologia e inovação da Braskem, destinada a tubos e adutoras, importante contribuição para solucionar as perdas no sistema de distribuição de água brasileiro – estimado em 38% atualmente.

Por fim, é preciso que o setor privado leve a conscientização para fora de seus muros e trabalhe o engajamento em toda a sua cadeia (fornecedores e clientes), além de buscar apoios em diversas camadas da sociedade para debater políticas públicas que incentivem o reúso de esgoto e efluentes tratados, o reaproveitamento da água de chuva e outras medidas que possam garantir a confiabilidade hídrica para a sociedade.

Retomo aqui aquele número da ONU que mencionei no começo do texto: em sete anos, dois terços da população mundial vão sofrer com falta de água em suas vidas. A questão, assim, não é mais ‘se’, mas quando vamos lidar com esse problema. Usar os recursos hídricos disponíveis de forma racional e planejada, seja para fins domésticos, industriais ou agrícolas, é possível. Passa, contudo, pela cooperação de todos – governo, sociedade e setor privado –, em esforço conjunto para criar novas soluções na velocidade em que precisamos dela.

Mario Pino é gerente de desenvolvimento sustentável da Braskem.

Palavra do leitor

Paraíso
Paulo Maluf, agora, diante das câmeras e preso, aparece fraco e muito cansado apoiando-se com dificuldade em pessoas e bengalas. Quando em campanha, sem constrangimento deu show pendurado em ônibus em movimento, pedindo voto ao motorista. Aqui no Brasil, paraíso dos corruptos, menores assassinos não pagam por seus crimes, idosos corruptos não, traficantes grávidas não e os ladrões ricos e saudáveis, com ‘bons’ advogados e juízes libertários, também não. Se o assaltante é ferido, no pronto-socorro lotado de doentes honestos tem prioridade o ladrão para atendimento. Que diabo de Justiça é esta? As muitas e imorais brechas na lei existem propositadamente para beneficiar bandidos. Para mim, advogados que as utilizam deveriam ser presos com seus clientes. E juízes mandando soltá-los também. Gilmar Mendes mandou soltar o médico monstro estuprador de dezenas de mulheres porque não são suas filhas. Atitudes insanas e indefensáveis como essa são sempre tapas na cara de todo cidadão honesto deste País.
Nilson Martins Altran
São Caetano

História esquisita
O PT vem falar em atentado à democracia? Quem disse que iria convocar o exército do Stedile para sair nas ruas? O condenado Lula. Quem sugeriu à militância pegar em armas? Gente do partido. Quem incentivou um quebra-quebra em frente à casa do condenado? O quadrilheiro Jacques Wagner.Quem invadiu as instalações de O Globo? Comparsas do PT.Esses e muitos outros casos poderiam ser enquadrados na Lei de Segurança Nacional, se quisessem, claro. Quanto aos supostos disparos contra a caravana da agonia, é bom ficar com o pé atrás, pois tudo que vem do PT e de Lula tem treta no meio. Está muito esquisita essa história. Para quem quer matar alguém, é muito amadorismo.
Nelson Mendes
São Bernardo

Golpe?
Se você me disser que o presidente atual é golpista é porque você é vermelho. Como pode ser gopi se na eleição do poste os vermelhos escolheram o vice a dedo? Fico imaginando como foi a vida desse golpista tendo que ver, assistir e, principalmente, aturar a sua presidenta fazendo e falando besteiras. Tenho pena deste, pois vice não vale nada. Aliás, golpe mesmo foi o que os vermelhos fizeram com o nosso Brasil. Nunca mais nosso País será vermelho (Deus é Pai), será sempre verde/amarelo.
Breno Reginaldo Silva
Santo André
Manobra indecente
Impressionante: sai ano, entra ano e a história se repete! Na semana da Páscoa, como acontece no fim do ano, o pessoal da coleta de lixo passa pedindo ‘a Páscoa do lixeiro’. Assim como os varredores de rua, que não são sempre os mesmos, tocam a campainha para pedir. No fim do ano as pessoas costumam dar, afinal de contas existe um extra por causa do 13º salário. Estas pessoas, bem ou mal, estão empregadas, em detrimento de milhões de brasileiros desempregados. Ficamos constrangidos, especialmente os aposentados, e muito revoltados, principalmente com a Prefeitura, que neste ano, numa manobra indecente, retirou a cobrança da taxa de lixo do IPTU, a título de torná-lo mais barato, e passou a cobrar essa taxa junto à conta de água. Será que a Prefeitura não está remunerando adequadamente os funcionários da limpeza urbana, já que a arrecadação aumentou?
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Sem compromisso
Um desgosto grande saber que relatório do TCU aponta que o consumidor de energia pagou R$ 4 bilhões por penduricalhos na conta de luz. Pior ainda saber que por falta de fiscalização da Aneel. Essas agências são o câncer do País. Todos os políticos querem indicar pessoas para ficarem à frente dessas agências, não para que elas funcionem para proteger o consumidor, mas para fazer o serviço de seus indicadores. O mesmo ocorre na Anac, Anatel e ANS, entre outras. Com a chegada do PT ao poder todos vimos a ineficiência dessas agências. Temer entrou, poderia ter mudado, mas faltou-lhe coragem, ousadia e quem sabe moral para expulsar os apaniguados. Perde o País e todos os brasileiros que pagam altíssimos salários para que a camarilha continue roubando.
Izabel Avallone
Capital

Sistema
Sem dúvida o esperto e enrascado Lula e sua corja bolaram um plano para saírem bem na fita em relação à fraca e sem público caravana, que até agora ninguém falou quem paga tudo isso. Afinal, com tanta propina alertada pelo amigao do Lula, o Palocci, esse dinheiro deve ainda estar rendendo para até jornalistas acompanharem a trupe sem falar em despesas de hoteis e alimentação. Dinheiro público deve estar sendo usado, ou ilegal mesmo. Isso ninguém fala. E se quisessem realmente acertar o Lula, não atirariam no ônibus. Só alguém muito ingênuo pode acreditar nessa historinha para boi dormir.
Zureia Baruch
Capital

Sem confundir
Não é preciso ser nenhum gênio para concluir que a morte da vereadora do Rio de Janeiro nada tem a ver com o episódio dos tiros em direção à caravana do ex-presidente Lula nem com as ameaças ao ministro Edson Fachin, do STF, como querem alguns. Não vamos confundir. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Luís Fernando Amaral
Laguna (SC) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;