Setecidades Titulo Semana Santa
Na missa do Lava-pés, bispo afirma que falta exemplo no País

Para líder religioso, políticos precisam seguir os ensinamentos de Cristo e servir ao povo

Por Bia Moço
Especial para o Diário
30/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel


 Cerca de 100 fiéis celebraram, na noite de ontem, a tradicional missa de Lava-pés na Capela São José da Paróquia São Pedro e São Paulo, em São Bernardo. O início do tríduo pascal foi marcado pela presença do bispo diocesano dom Pedro Carlos Cipollini, que disse faltar exemplo dos governantes em servir à população.

Em seu discurso, o líder religioso fez alusão ao ato que Cristo realizou ao lavar os pés de seus 12 discípulos com a falta de exemplo de governantes. “Nesta quinta-feira (ontem) celebramos algo maravilhoso, onde Jesus nos dá uma grande lição. Os apóstolos discutiam sobre quem seria o mais poderoso. Jesus levantou, pegou uma bacia e lavou os pés de cada um, coisa que quem fazia eram os escravos. Isso serviu para mostrar que o mestre serviu-os. É isso que teriam de fazer nossos governantes, servir ao povo.”

O bispo criticou a postura de políticos e, em apelo, pediu que a população lembrasse sobre os ensinamentos de Cristo. Dom Pedro ressaltou que quem vai decidir quais são as pessoas que devem comandar e servir é o próprio povo. “Precisamos de pessoas que sirvam e que coloquem-se a serviço dos irmãos. É isso que estamos precisando.”

Em gesto inspirado na lição dada por Cristo, dom Pedro desceu do altar e ajoelhou-se para lavar e beijar os pés de 12 crianças, do grupo de catequese da capela, que participavam da celebração eucarística que instituiu o mandamento do amor ao próximo. Os pequenos riam e comemoravam por terem sido os ‘escolhidos’. Antes de dar início ao ato, o líder religioso perguntou às crianças se sabiam o que significava lavar os pés e explicou, carinhosamente. “O ato representa ser bom, fazer o bem ao outro. Temos de nos lembrar do que temos de fazer. Vencer o mal, promovendo o bem.”

Ele lembrou que há anos vem dizendo que a palavra amor está “gasta”, uma vez que a população não a usa com a conotação deixada por Jesus. “A Semana Santa não deixa que a sociedade esqueça esse sentimento puro. Mas não digo o amor romântico, e sim do amor serviço. Doar-se ao próximo. É isso que Cristo nos deixou como seu maior ensinamento.”

A festividade da Páscoa prossegue hoje, quando serão realizadas celebrações que marcam a crucificação e morte de Jesus. A Hora Santa será às 9h, na Igreja Matriz de Santo André. A tradicional Procissão do Senhor Morto será a partir das 15h, na Comunidade Santa Luzia da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Bernardo.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;