Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Palavra do leitor
Do Diário do Grande ABC
28/03/2018 | 15:49
Compartilhar notícia


Ao longo da minha trajetória como headhunter (junção das palavras head, que significa ‘cabeça’, e hunter, ‘caçador’. Caçador dos melhores profissionais) vi bons profissionais ficarem fora de processos seletivos por deixarem de atender ligações ou não serem objetivos ao telefone. Selecionei algumas práticas que podem auxiliar quando o telefone tocar. Primeira dica importante: esteja atento ao telefone. Há casos de candidatos que chamam a atenção, mas ficam de fora da lista final porque não atenderam ligações. Sinal de alerta ligado!
Sempre tenha mais de um número de telefone no currículo. Caso um deles seja residencial, comunique aos familiares que alguém pode entrar em contato para oferecer uma vaga. É desagradável ligar para o candidato e não ser bem atendida. Se a ligação for atendida por você, lembre-se de que o headhunter faz, em média, 30 ligações por dia. Por isso, o tempo de cada uma delas está relacionado à produtividade do profissional. O headhunter tem o objetivo de entender o seu momento profissional, o pacote de remuneração ou se a oportunidade faz sentido para você, seja pelo escopo, localização ou pacote salarial. É essa ligação que vai determinar se o heahdunter vai indicá-lo – ou não – para a vaga.
O que falar ao telefone? ‘Pode retornar após às 18h?’ Em algumas exceções, talvez o headhunter retorne, mas se o tempo programado para fechar a vaga for curto, isso não vai acontecer! Peça um minuto para ir até local reservado e atenda a ligação. Isso vai ajudá-lo a se manter na disputa pela vaga. Outra recomendação é responder às perguntas do headhunter com objetividade. Candidatos prolixos no primeiro contato certamente são excluídos do processo.
Se o headhunter pedir para você falar sobre a sua carreira, faça resumo. É importante saber transmitir síntese de no máximo um minuto. Para praticar, tente contar sua carreira enquanto está no elevador. O intervalo entre o abrir e fechar da porta definirá se você estará no processo de seleção. Seja objetivo! Se o candidato conseguir chamar a atenção do headhunter nesse tempo, com certeza entrevista para saber mais detalhes será agendada.
É comum candidatos não abrirem detalhes salariais. Se você estiver nesse grupo, não espere continuar no processo. Nenhum headhunter apresenta candidato a empresa sem mostrar detalhadamente sua pretensão salarial. Pessoas com receio de abordar esse tema algumas vezes deixam de ser consideradas. Tenha um valor em mente e, caso precise, deixe claro que está aberto a negociações.
Seja breve e deixe boa impressão. Esses cinco minutos podem mudar sua carreira!

Isis Borge é gerente de recrutamento da Robert Half.

PALAVRA DO LEITOR

Ribeirão
Falência do Ribeirão dos Pires! Realmente o nosso rio está morrendo, virou canal de esgoto e depósito de lixo (Setecidades, dia 22). Para quem, na infância, em 1939, ia nadar no rio no verão, escondido dos pais, sinto mais do que ninguém o desprezo ao nosso rio. Nós, da Associação Pró-Memória, fizemos levantamento e constatamos que a poluição inicia-se na nascente, com casas despejando esgoto. O poder público deveria obrigar os proprietários a construir fossas assépticas para barrar pelo menos metade da poluição. Se continuar nesse ritmo, a água que beberemos será totalmente de reúso.
Octavio David Filho
Ribeirão Pires


Na final
Parabéns ao Palmeiras, o primeiro finalista do Paulistão.
Rafael Sobis
Santo André


Corredor
Na Avenida Senador Vergueiro (sentido Centro-bairro), entre o cruzamento com a Avenida Kennedy e a Praça dos Expedicionários (Metodista), retiraram ponto de ônibus há vários meses e agora tem distância de cerca de 800 metros entre os dois pontos de ônibus destas vias, forçando as pessoas a fazerem grande trajeto para pegar a condução, o que dificulta cada vez mais a vida de quem necessita de transporte público. Isso sem falar no Terminal Grande Alvarenga, que até agora não sei a sua utilidade, já que está sendo pouco utilizado pela população e não ajudou em nada a locomoção de quem precisa usar ônibus.
Maria de Lourdes B. dos Santos
São Bernardo

Resposta – 1
Sobre a carta do leitor Adanor Quadros (Ossa, 30 anos, ontem), informamos que a secretária de Cultura Simone Zárate e sua adjunta, Azê Diniz, estavam presentes no concerto da Orquestra Sinfônica da cidade do sábado. Na oportunidade, quando se dava início à temporada 2018 e às comemorações do 30º aniversário da orquestra, elas representavam o prefeito Paulo Serra.
Prefeitura de Santo André

Resposta – 2
Em resposta à carta do servidor Caio Augusto de Carvalho (Servidor, dia 26), o IPSA (Instituto de Previdência de Santo André) informa que a licitação que levou à homologação da GreenLine como prestadora de serviços de assistência médica foi aberta depois de manifestação da NotreDame Intermédica de não oferecer mais os serviços ao funcionalismo andreense. A concorrência foi conduzida de forma transparente pelo IPSA. A GreenLine venceu a licitação porque cumpriu todos os itens do edital e não tinha impedimentos legais para participar, além de ter oferecido o melhor valor por beneficiário. O IPSA ingressou com agravos de instrumento solicitando a reforma da decisão, para que seja possível dar continuidade ao regular processo licitatório e assinatura do contrato de prestação de serviço. A administração não permitirá a interrupção dos tratamentos e procedimentos de saúde em curso, mesmo que para isso seja necessário prorrogar temporariamente o contrato com a NotreDame Intermédica, enquanto se aguarda manifestação da Justiça.
Instituto de Previdência
de Santo André


Resposta – 3
Em atenção ao leitor Fernando Alves (Setecidades, dia 21), a Polícia Militar informa que o 41º BPM/M intensificou policiamento na praça da Vila Bastos e realiza operações e planos de ação específicos no local, visando coibir o tráfico de entorpecentes. No dia 23, uma pessoa procurada da Justiça foi detida na região. Todas as ações são planejadas com base em dados extraídos de sistemas inteligentes, observando os indicadores criminais de acordo com suas natureza e localidade e seus horários. É importante que as pessoas, assim como no caso relatado, não interfiram quando estiverem diante de um crime, ou na iminência de ele acontecer. Orienta-se que seja efetuada a denúncia por meio dos telefones ou 181, do Disque Denúncia.
Secretaria da Segurança Pública
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;