Política Titulo Editorial
Mudança pela Educação
Do Diário do Grande ABC
19/03/2018 | 12:19
Compartilhar notícia


O direito à Educação está expresso na Constituição Brasileira. O artigo 205 da Carta Magna diz que é dever do Estado e da família, deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

É mais do que certo que o conhecimento adquirido em instituições de ensino sérias é o melhor caminho para a transformação das pessoas e, consequentemente, do País. Assim, proporcionar o acesso ao maior número possível de indivíduos às salas de aula deve ser pensamento corrente de todos aqueles que ocupam cargos públicos, seja no Executivo ou Legislativo.

Mais do que abrir as portas, é preciso gerar condições sociais e financeiras para que aqueles que chegaram às universidades possam se manter, ter tranquilidade para desenvolver suas potencialidades e aproveitar os conhecimentos transmitidos pelos mestres, além de obter meios de pôr em prática o que aprenderam.

Por mais que tenham vontade e dedicação, nem sempre os estudantes conseguem ir em frente, principalmente porque o fator financeiro aparece como adversário cada vez mais complicado de ser vencido. E carreiras promissoras têm de ser interrompidas ainda em fase de projeto por conta da falta de recursos.

Assim, é bem-vinda a iniciativa da Prefeitura de São Caetano no sentido de criar programa de financiamento para os cursos ministrados pela universidade municipal do município.

A crise econômica que assolou o País nos últimos anos afetou sobremaneira a vida de toda a população. O setor produtivo cortou vagas, o poder aquisitivo das famílias foi reduzido e muitos, por mais que se esforçassem, foram obrigados a rever planos e reduzir gastos. Dessa forma, a possibilidade de poder parcelar e ter um ano de carência para iniciar a quitação, sem juros, é importante para garantir uma geração mais bem preparada.

Claro que é necessária a adoção de critérios técnicos e sociais. Bem como a fiscalização para impedir malfeitos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;