Setecidades Titulo Educação
Palestra reforça necessidade da formação de professores

Atividade realizada em São Caetano trouxe orientações para gestores do Grande ABC

Vanessa de Oliveira
16/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A importância da gestão educacional para garantia da Educação de qualidade foi abordada ontem em encontro que reuniu 100 dirigentes municipais e técnicos da área no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais de Educação), em São Caetano.

Ao longo da atividade, que teve duração de três horas, o palestrante e especialista em gestão de pessoas Ton Ferreira ressaltou a importância de os municípios investirem na formação do corpo docente. Exemplo trazido foi o caso da cidade de Sobral, no Ceará, onde uma das escolas obteve a nota mais alta do País no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2015: 9,8. 

“Sobral investiu na formação do professor. Quando você fala de residência pedagógica, que é uma tendência que o MEC (Ministério da Educação) está trazendo agora, a cidade já faz há anos luz”, diz Ferreira. “O professor entra na rede municipal e passa por formação inicial, além da que já teve na pedagogia. Ele tem metodologia para aplicar em sala de aula. Não entra direto (para lecionar)”, explica. 

O palestrante avalia que as escolas do Grande ABC “têm o Ideb muito bom”, mas quando há essa situação, “a responsabilidade aumenta”. “Por isso, estou trazendo cases para que os representantes da área levem e mantenham, porque, se não consegue manter, a ideia da curva não é mais crescer, é decrescer”, observa.

A secretária de Educação de São Bernardo, Suzana Dechechi, presente ao evento, destaca o trabalho de formação feito em seu município. “Temos dois tipos: um no qual contratamos assessoria, e outro onde pegamos pessoas que mais se destacam na rede para formar grupo que dê formação para a própria rede”, contou. 

Em São Caetano, a secretária da área e também presidente do Polo Regional Grande ABC da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Janice Paulino César, salientou que a ação é diária. “Diariamente temos formadores que passam pelas escolas e trabalham junto aos professores, na maioria das vezes dentro de sala de aula, além de em outros eventos fora do horário de trabalho.”

O evento fez parte da formação Residência Pedagógica, promovida pela Undime-SP, em parceria com a Planneta, empresa que atua no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;