Fechar
Publicidade

Domingo, 19 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Economia

soraiapedrozo@dgabc.com.br | 4435-8057

'Se não fosse a OMC, já estaríamos em guerra comercial', diz Azevêdo

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


14/03/2018 | 19:15


O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, afirmou que, se a entidade que lidera não existisse, o protecionismo global estaria mais avançado. "Se não fosse a OMC, já estaríamos em uma guerra comercial", disse na tarde desta quarta-feira, 14, no Fórum Econômico Mundial, ao ser questionado sobre a possibilidade de o sistema de livre comércio estar em decadência.

Azevêdo acrescentou que o início de uma conversa entre os Estados Unidos e os países prejudicados pela sobretaxação americana sob a importação de aço e de alumínio já é um caminho para solucionar o problema. "O momento atual é melhor do que o que estávamos antes. Pelo menos começou um diálogo entre as partes que estão sendo afetadas. E isso é um caminho. Não resta a menor dúvida de que sem o diálogo não vamos encontrar solução nenhuma", destacou.

O brasileiro desconversou quando questionado sobre a debilidade da OMC para resolver a questão, já que três das sete vagas para juízes do órgão estão desocupadas. "Ainda não estamos em solução de controvérsia. Não está nem perto disso ainda. Nenhum país levou esse tema para a OMC."

Hoje, o presidente Michel Temer afirmou que estuda recorrer à OMC contra a tarifa de importação de adotada pelos EUA.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados