Turismo Titulo Hospedagem
Entenda as diferenças de hotel, resort, pousada
Thalita Ribeiro
Do Rota de Férias
13/03/2018 | 17:16
Compartilhar notícia


O mercado de turismo oferece uma infinidade de meios de hospedagem, como hotéis, resorts, pousadas e por aí vai. O Ministério do Turismo brasileiro define as características de cada um deles, o que pode ajudar bastante o hóspede a entender o que esperar em cada serviço contratado.

LEIA MAIS: POUSADA, HOSTEL E AIRBNB: O QUE CADA UM OFERECE
VIAJE PELOS PRINCIPAIS DESTINOS ECOTURÍSTICOS DO BRASIL

Meios de hospedagem: quais são e suas características principais

No Brasil, o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) é a entidade pública responsável por avaliar estabelecimentos privados que oferecem serviço de acomodação. A vinculação dos locais com o órgão não é obrigatória, mas é ele que delimita em qual tipo o empreendimento se encaixa, bem como a categoria dos hotéis brasileiros.

Divulgação

Costa do Sauípe (BA)

Dessa forma, escolher um estabelecimento que seja vinculado ao SBClass pode garantir uma prestação de serviço condizente com o padrão nacional – seja na acomodação, comodidades ou atrativos do local. Ao todo, o Brasil conta sete meios de hospedagem.

Hotel

Este tipo de hospedagem é caracterizado por oferecer serviço de recepção e acomodações temporária e individuais de uso exclusivo do hóspede. A medida de cobrança é diária, podendo oferecer pacotes para períodos de estadia. Além disso, o serviço de alimentação é opcional.

De acordo com o SBClass, os hotéis podem ser classificados a partir de uma até cinco estrelas. Quanto melhor a avaliação do estabelecimento, mais comodidades ele deve oferecer.

Pousada

Construção horizontal e número máximo de 30 unidades são características das pousadas. De acordo com o SBClass, fica estabelecido o número mínimo de 90 leitos em cada meio desse tipo de hospedagem, além de serviço de recepção e alimentação. Prédio único com até três pavimentos, chalés e bangalôs são as variáveis encontradas nesses estabelecimentos.

Assim como o hotel, a pousada pode ter classificação entre uma e cinco estrelas. Serviços, comodidades e atividades de lazer aumentam de acordo com a avaliação do estabelecimento.

Resort

Este tipo de hospedagem segue as características do hotel, com alguns adicionais. Infraestrutura de lazer e entretenimento devem ser oferecidos aos hóspedes, além de serviços de estética, atividades físicas, recreação e acesso à área com natureza do próprio resort. É como se fosse um destino em si.

Divulgação

Resort Jatiúca, em Maceió (AL)

Diferentemente do hotel, a classificação deste estabelecimento inicia em quatro estrelas e vai até cinco. Os serviços considerados como básicos, de acordo com a SBClass, consideram comodidades no quarto e no estabelecimento como um todo.

LEIA MAIS: OS MELHORES RESORTS DO SUDESTE DO BRASIL
OS MELHORES RESORTS DO NORDESTE DO BRASIL
OS MELHORES RESORTS DO SUL DO BRASIL

Hotel Fazenda

A localização deste meio de hospedagem é a sua principal característica. Ele deve estar em ambiente rural, com a presença de animais de criação, vivência de campo e entretenimentos para diferentes idades. A classificação é bem abrangente, podendo ficar entre uma e cinco estrelas.

Cama e café (bed & breakfast)

Essa é uma classificação que a maioria das pessoas pode não conhecer, podendo ser associadas a serviços oferecidos no Airbnb. O SBClass estabelece até três unidades habitacionais, por hospedagem, para uso turístico. Além disso, café da manhã e limpeza por conta do proprietário são serviços requisitados nesta modalidade.

O estilo de hospedagem cama e café é classificado entre uma e quatro estrelas. Uma curiosidade é que não é exigido recepção 24h, entretanto, o anfitrião deve estar disponível aos hóspedes a qualquer hora do dia.

Hotel Histórico

Os meios de hospedagem que se enquadram nesta modalidade têm como características principais ficarem em locais que tenham sido palcos de fatos históricos-culturais, em sua forma original ou apenas restaurado. O poder público pode delimitar esses fatos ou até mesmo considerar a memória popular para atribuir o grau de importância do acontecimento.

Andre Azevedo

Casa Turquesa, em Paraty (RJ)

O SBClass atribui de três a cinco estrelas à classificação para os hotéis históricos. Em alguns casos, eles podem se assemelhar a museus, tanto pela beleza quanto pela carga de conhecimento que carregam. Há vários hotéis históricos que valem a visita no Brasil.

Flat / Apart-Hotel

Em uma unidade hoteleira como esta, diferentes ambientes devem ser oferecidos aos hóspedes, de forma exclusiva. Dormitório, banheiro e cozinha são algumas delas. Além disso, a administração do local deve ser integrada a algum tipo de comércio e ainda contar com serviço de recepção, limpeza e arrumação.

A classificação de um flat ou apart-hotel fica entre três e cinco estrelas, de acordo com o SBClass.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;