Turismo Titulo
St. Patrick’s Day: saiba mais sobre o feriado e onde curtir a festa
Maria Beatriz Vaccari
Do Rota de Férias
07/03/2018 | 17:23
Compartilhar notícia


Chegou a hora de tirar as roupas verdes do armário e beliscar quem não quiser entrar no clima! Comemorado em 17 de março, o St. Patrick’s Day é o feriado mais celebrado pela comunidade irlandesa em todo o mundo.

Apesar de ainda estar ganhando popularidade no Brasil, sobretudo em São Paulo (SP), a festa dá as caras em alguns pubs e barzinhos, que aproveitam a data para promover comemorações regadas a muita música típica e chope verde.

LEIA MAIS: O QUE FAZER EM DUBLIN: ROTEIRO COMPLETO DE 3 DIAS
DICAS PARA ECONOMIZAR NAS PRÓXIMAS VIAGENS

Foto: Tourism Ireland/Divulgação

A história do St. Patrick’s Day

A comemoração é uma homenagem a St. Patrick (387-461), um missionário e bispo cristão que se tornou um dos santos padroeiros da Irlanda. Ao contrário do que muitos pensam, o missionário não era irlandês. Ele nasceu no País de Gales e, aos 16 anos, foi levado como escravo para a Irlanda. Mesmo após se libertar e fugir, decidiu retornar ao país para evangelizar a população.

O trevo de três folhas, símbolo icônico do St. Patrick’s Day (e da Irlanda), era usado pelo religioso para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). São Patrício, como se diz no Brasil, também foi responsável pela popularização da confissão particular, adotada até hoje pela igreja católica.

Aqui, fica outra curiosidade: na Irlanda, eles dificilmente falam St. Patrick com o “a” entonado como se fosse um “e”, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos. É St. Patrick mesmo, quase como em português, mas com entonação forte no “Pa”, e não no “trick”.

Foto: Tourism Ireland/Divulgação

St. Patrick’s Day ao redor do mundo

Pode até parecer estranho, mas a maior festa de St. Patrick’s Day rola em Nova York. A metrópole norte-americana é lar de uma das maiores colônias irlandesas fora da Europa. Essa galera, junto a os outros festeiros da cidade, se encarrega de honrar São Patrício nos pubs, restaurante, baladas e até na rua – há desfiles desde a parte da manhã até o fim da tarde.

Em Dublin, capital da Irlanda, a celebração também bomba. As ruas são tomadas por multidões verdes, sendo que muitos aproveitam para vestir chapéus e barbas falsas ruivas para criar um look ao maior estilo Leprechaun (figura do folclore irlandês). De quebra, o pessoal ainda pode assistir aos desfiles temáticos e comer e beber muitas delicias. Tudo verde… para variar – com exceção da cerveja mais icônica do pedaço, a stout e escura Guinness!

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;