Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 26 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Setecidades

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Estado inaugura obra que amplia segurança hídrica da Grande São Paulo

Gilberto Marques/Governo do Estado de São Paulo Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Do Diário do Grande ABC

05/03/2018 | 15:06


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou neste sábado obra da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) que amplia a disponibilidade de água para 39 milhões de pessoas nos Estados de São Paulo – incluindo a Região Metropolitana – e Rio de Janeiro. Com investimento de R$ 555 milhões, financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a interligação Jaguari-Atibainha conecta duas bacias hidrográficas distintas, permitindo transferir água de uma região a outra conforme a necessidade.

A partir do bombeamento de água, em operação assistida, em direção à represa Atibainha, será possível transferir até 162 bilhões de litros do recurso por ano para o Sistema Cantareira – volume equivalente a uma represa Guarapiranga cheia. Dessa forma, haverá mais água disponível para o abastecimento de toda a Grande São Paulo.

“Hoje é um dia histórico. Essa obra nos dá mais segurança hídrica para enfrentar as mudanças climáticas. Vai beneficiar muita gente em São Paulo e também no Rio, porque é uma via de mão dupla”, afirmou Alckmin.

A promessa é a de que o sentido inverso da obra – a água da Represa Atibainha será bombeada até a Represa Jaguari, que pertence à bacia do Paraíba do Sul – seja inaugurado até 31 de março. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;