Política Titulo Santo André
Paulo Serra descarta apoiar dobrada exclusiva

Prefeito de Sto.André diz que governo endossará candidaturas alinhadas com a filosofia da gestão

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
03/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), afirmou que o governo deve oferecer apoio para todas as candidaturas ligadas à base de apoio. O movimento acontece após ter se esgotado o prazo dado pelo chefe do Executivo a secretários que tenham a intenção de concorrer à eleição deste ano.

Nesta semana, o ex-prefeiturável Ailton Lima (sem partido) deixou o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e deve disputar uma vaga para deputado federal. Antes dele, o ex-titular da Pasta de Segurança Pública Edson Sardano (PTB) saiu do Executivo e reassumiu a cadeira de vereador.

“Defendendo as candidaturas que acreditam em nossa administração. Naturalmente vão construir pontes conosco”, defendeu o tucano.

Ao mesmo tempo, Paulo Serra negou que exista possibilidade de o Paço apostar em apenas uma candidatura para estadual e outra para federal. “Nosso foco não é esse, e sim manter a gestão no caminho que está”, resumiu.

Por outro lado, o titular de Habitação e Regularização Fundiária, Fernando Marangoni (DEM), que ainda mantém a perspectiva de se candidatar neste ano, permaneceu no cargo e relatou que seu partido ainda negocia com o governo tucano até a data limite para filiação partidária e registro de partidos – 7 de abril. Outro nome que pode ser candidato é o secretário de Esportes e Prática Esportiva e vereador licenciado, Marcelo Chehade (PSDB). No entanto, nas últimas semanas, o projeto perdeu força.

Além de Ailton Lima e Edson Sardano, devem ser candidatos no núcleo governista o presidente da Câmara, Almir Cicote (PSB), e o vereador Professor Minhoca (PSDB).

AJUSTES
Sobre outras mudanças realizadas no primeiro escalão, como a saída de José Grecco da Gestão Financeira e de Miguel Heredia do IPSA (Instituto de Previdência de Santo André), o prefeito destacou que são mudanças “pontuais”. “Tínhamos internamente estabelecido um prazo (para as saídas) e isso foi feito, com tranquilidade. Esse processo conta com ajustes, que fazem parte da máquina pública. Santo André é a cidade que menos tinha mexido no primeiro escalão”, exemplificou.

Paulo Serra, por fim, também comentou sobre a reunião do PSDB, que será realizada na segunda-feira para decidir a possibilidade de realização de prévias para a disputa do governo estadual. “Isso tem que ser resolvido. Eu mesmo votei para que as prévias aconteçam nos dias 18 e 25. Existe uma predileção das pessoas pelo João Doria (prefeito de São Paulo), que é um grande quadro. Hoje sou soldado do governador Geraldo Alckmin, aquilo que ele determinar será feito para construir projetos para o País”, finalizou.


Agência pode voltar a ter repasses

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC pode voltar a receber repasses do Consórcio Intermunicipal, após o TCE (Tribunal de Contas do Estado) ter aceito, nesta semana, um recurso contra decisão que vedava a transferência de valores.

O prefeito de Santo André e presidente da Agência, Paulo Serra (PSDB), afirmou que, com essa decisão, o tema deve ser debatido na próxima reunião do Consórcio, na semana que vem. “A partir desse parecer, vamos levar o tema para discutir no próximo encontro. Se juridicamente tiver viabilidade, é uma saída que anima muito e acaba sendo um custo pequeno para a entidade”, definiu.

No fim do ano passado, a cúpula da Agência realizou reuniões para debater o futuro da entidade sem os recursos do Consórcio. A estimativa é que exista dívida na ordem de R$ 1 milhão, entre pessoal, impostos atrasados e fornecedores.

Os problemas financeiros da Agência se avolumaram quando, no começo de 2017, o Consórcio Intermunicipal interrompeu os repasses diretos à instituição de fomento econômico da região após o TCE indicar irregularidades nesse tipo de transição.

Na ocasião, a Corte de contas chegou a aplicar multas e rejeitou as contas do ex-prefeito de Ribeirão Pires Clóvis Volpi (sem partido) e do ex-chefe do Executivo de Diadema Mário Reali (PT).

A saída encontrada foi a de firmar convênios diretos entre Agência e prefeituras do Grande ABC, mas nem todas ainda fizeram o trâmite burocrático, que envolve autorização dos Legislativos municipais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;