Nacional Titulo
Beija-Flor usa 'Frankenstein' para fazer crítica social na Sapucaí
13/02/2018 | 15:00
Compartilhar notícia


Terceira escola com mais títulos do carnaval do Rio de Janeiro, com 13 conquistas (atrás de Portela, com 22, e Mangueira, com 19) e sexta colocada em 2017, a Beija-Flor de Nilópolis (município da Baixada Fluminense) foi a última escola de samba a desfilar na Marquês de Sapucaí na segunda e última noite de exibições no Rio. Com o enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu", a escola desta vez apostou em uma contundente crítica social, repetindo o estilo e a polêmica da primeira noite de desfiles, protagonizada por Mangueira e Paraíso do Tuiuti.

A Beija-Flor fez um paralelo entre as mazelas brasileiras e o romance "Frankenstein", escrito pela inglesa Mary Shelley (1797-1851) e publicado pela primeira vez em 1818, há exatos 200 anos. Ao longo de 36 alas e nove atos, a escola de Nilópolis representou a corrupção, a desigualdade socioeconômica, a violência e as intolerâncias de gênero, racial, religiosa e esportiva. Todas essas características compuseram o cenário "monstruoso" do Brasil.

Mesmo trocando seu tradicional luxo por fantasias que em muitos casos representavam o lixo, a escola é candidata ao título. Em outro desfile no qual usou essa fórmula, em 1989, ainda sob a liderança do carnavalesco Joãosinho Trinta, a escola foi aclamada pelo público e conquistou o vice-campeonato. Desta vez, pelo menos a aclamação já está garantida: ao final do desfile, a escola foi tão ou mais aplaudida que Portela e Salgueiro, as duas outras melhores agremiações da segunda noite de desfiles.

Para compor e denunciar as mazelas brasileiras, a Beija-Flor recorreu a diversos elementos: teve encenação de arrastão, teve prostituta e homossexual sendo alvos de preconceito, teve crítica à sonegação de impostos e teve até maus políticos sendo comparados a ratos. Ao final, uma mensagem de esperança: o último carro alegórico chamava "Ensinando a Amar", e logo depois vinha um tripé (pequena alegoria) onde se lia que "o samba faz essa dor dentro do peito ir embora".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;