Palavra do Leitor Titulo Artigo
Aids e sífilis: não tenha medo do teste
Por Do Diário do Grande ABC
09/02/2018 | 09:10
Compartilhar notícia


Artigo

Muitos jovens aguardam o Carnaval para se divertir sem restrições. Em meio aos blocos acabam conhecendo uma pessoa e trocam beijos, o clima esquenta e vão a um motel. Procura no bolso, na bolsa, na carteira e conclui que está sem camisinha. Pode parecer besteira, mas uma noite sem preservativo pode levar a infecção que compromete 827 mil brasileiros. Estamos falando do HIV (Human Immunodeficiency Virus – Vírus da Imunodeficiência Humana) . Se não tratada, pode levar a doença grave e que pode ser letal: a Aids.

Esta síndrome é conjunto de sinais e sintomas que ocorre por deficiência no sistema imune causada pelo vírus HIV que penetra nos linfócitos e não permite que as células de defesa protejam o corpo de infecções. A principal via de contaminação é por sexo sem proteção (camisinha masculina ou feminina), mas pode ocorrer por transmissão de mãe para o bebê ou transfusão sanguínea. Dados divulgados em 2016 pelo Ministério da Saúde revelam que 827 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, cerca de 112 mil não sabem que estão infectadas. Do total de pessoas soropositivas identificadas no País, 372 mil seguem sem tratamento, apesar de 260 mil delas já saberem que estão infectadas.

Indicações formais para fazer o exame de sangue já abrangem muitas pessoas, principalmente no quesito do comportamento sexual de risco, que não é incomum (indivíduos com vários parceiros sexuais ou que não usam preservativo). Outra indicação é a presença de sintomas sugestivos de HIV, que são inespecíficos e incluem emagrecimento, náuseas, vômitos, dor abdominal, febre, entre outros. Por conta disso, todo indivíduo que desejar se testar deve fazer o exame, e isso faz parte da busca por saúde e segurança sexual.

Na realidade, a proposta de proteção contra o HIV com o uso do preservativo não se atém apenas a esta infecção. Outras doenças transmitidas pelo sexo podem ser evitadas com a mesma forma de proteção. Uma delas é a sífilis. O problema da sífilis é a capacidade da infecção e os sintomas, que inicialmente são poucos, como lesão na genitália, e desaparecerem depois de algumas semanas, permanecendo latente a infecção. Por isso, fazer a triagem para essa doença é a melhor forma de ter o diagnóstico mais precoce possível, pois em estágios mais tardios ela tem o potencial de deixar graves sequelas.

Portanto, se você ainda não fez testes para infecções transmitidas pelo sexo, como o HIV e a sífilis, ou já fez há algum tempo e deseja cuidar da sua saúde de forma mais ativa, faça os exames! É importante saber o quanto antes, pois diagnóstico precoce pode mudar a história natural dessas doenças.

Octavio Fernandes é patologista clínico e vice-presidente de operações da empresa Labi Exames.

Palavra do leitor

Fim dos Correios?
Acabaram-se os Correios e não fomos avisados? Há mais de 20 dias não recebemos correspondências no CEP 091195-300, na Travessa Mario Giorgi, Vila Pires, em Santo André. Já reclamei, protocolo número 86063895, e não tive qualquer resposta. Se os Correios não existem mais, sequer recebi uma cartinha de despedida.
Caio Augusto de Carvalho
Santo André

Falta sem fim
Várias vezes reclamei sobre a falta de remédios para transplantados. Cada transplantado deve tomar para o resto da vida imunossupressores, como Tacrolimo, Micofenolato de sódio etc. Esses remédios não estão disponível nas farmácias e cada mês devem ser adquiridos nas de alto custo. No meu caso, devo ir ao Hospital Mário Covas, em Santo André, mensalmente (seis horas de fila)! Mês passado e neste estava em falta o Micofenolato. O Tacrolimo neste mês entregaram a metade! Basta ler as mensagens no Facebook dos transplantados! Já estão falando em mortes e em paradas de transplantes. O ministro (criminoso) da Saúde faz propaganda como ele melhorou o transporte dos órgãos a serem transplantados! Para que serve isso se o transplantado é condenado à morte caso não tome os remédios? Sou transplantado de fígado faz nove anos e tenho 78.
Serge Rene Vandevelde
São Bernardo

Fim do PSDB!
Há tempos, o Brasil está se transformando em grande Venezuela pela ação do PSDB que, ao trair todos os seus fundamentos, abriu totalmente a porteira do pasto à época para o PT incrustar-se nas instituições. Tudo isso foi tragédia prevista e anunciada por todos os que pensam nesse feudo, ao acompanharem o horror que foi a traição e entreguismo do governo de FHC (Fernando Henrique Cardoso), e o fracasso melancólico do PSDB, que agora será definitivamente sepultado, aliás, merecidamente, jogado para o lixo da história. Seu coveiro mór, além de FHC, é José Serra, que colhe o que plantou, pela grande e absoluta lei que nos rege, a da ação e reação, pois foi um dos principais artífices da política neoliberal que exige o Estado a serviço do capital, e, para isso, aviltou seus agentes. Serra e seus acólitos acabaram. Ficou o pasto brasileiro para outra quadrilha, a ‘iniciante’, que usou com maestria a pseudoinclusão social, dando comida, mas sonegando cultura, à turba, turba esta que a manteve no poder por décadas.
Luizinho Fernandes
São Bernardo

Sepúlveda defende – 1
Será que o ex-presidente de ética pública da Presidência da República, o senhor José Paulo Sepúlveda Pertence, precisa ter na sua biografia a defesa de corruptos (Política, dia 7)? Que lástima!
Tânia Tavares
Capital

Sepúlveda defende – 2
Segue recado para o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Sepúlveda Pertence, contratado para defender Lula: como o PT está desesperado e em frangalhos, não aceite pagamento pelo atendimento com cheque datado para 31 de fevereiro!
Edgard Gobbi
Campinas (SP)

Investigação finda
Falta de dados e falhas marcam investigação sobre o senador Romero Jucá no STF (Supremo Tribunal Federal). O crime prescreve e o inquérito é arquivado. Sua excelência foi acusado de desviar dinheiro repassado pelo Ministério da Saúde para obras em Roraima. Esse é fato inédito nos anais da nossa República. Com ironia, por favor!
Maria Elisa Amaral
Capital

Gilmar ataca de novo
O ministro Gilmar Mendes soltou ontem Sérgio Cortês, ex-secretário da Saúde de Sergio Cabral, que, entre outros delitos, foi responsável pela roubalheira na Saúde pública do Rio de Janeiro. Em e-mail pego pela PF (Polícia Federal), Cortês diz ao seu colega de delinquência Iskin: ‘Meu chapa, podemos passar pouco tempo na cadeia, mas nossas putarias têm que continuar’. E agora, em liberdade, devem continuar. Quem tem um ministro na vida para chamar de seu, como Gilmar Mendes, está feito! Mas não custa especular. Por que tanto interesse do ministro em libertar bandidos dos cofres públicos do Estado do Rio de Janeiro? Interessante será conferir.
Beatriz Campos
Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;