Economia Titulo
EUA analisam possibilidade de ingresso da China na OMC
Por Do Diário do Grande ABC
24/10/1999 | 17:50
Compartilhar notícia


O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Lawrence Summers, discutiu este domingo com o primeiro-ministro da China, Zhu Rongji, a campanha do país para ingressar na Organizaçao Mundial do Comércio (OMC). Summers considera ``frutíferas' as conversaçoes, que se prolongaram por quase três horas, sobre como a adesao da China à OMC pode beneficiar os dois países. Do premiê, ouviu a disposiçao do governo de Pequim de submeter as empresas estatais deficitárias a reformas.

``O primeiro-ministro Zhu e eu tivemos uma discussao muito útil, amigável e franca sobre uma série de questoes relativas às nossas economias', esclareceu Summers. ``Nossas conversaçoes se apoiaram sobre uma base de respeito mútuo às vitórias na China e nos Estados Unidos', afirmou ainda Summers logo após a reuniao, em Lanzhou, cidade industrial localizada no nordeste do país. ``O primeiro-ministro Zhu me falou do compromisso contínuo dos chineses com as reformas no setor financeiro e nas empresas públicas, consideradas fundamentais para melhorar a eficiência econômica do país', acrescentou.

Os esforços das autoridades chinesas para garantir uma vaga na OMC têm esbarrado em exigências do Canadá, Europa e Estados Unidos, para que o país derrube as barreiras comerciais impostas aos bens e investimentos estrangeiros. Mas o governo de Pequim argumenta que abrir seus mercados e fazê-lo de forma muito rápida seria prejudicial para a economia.

Summers, que chegou ontem a Pequim, é a primeiro autoridade do alto escalao do governo americano a visitar a China desde que as tropas da Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte (Otan), lideradas pelos Estados Unidos, bombardearam acidentalmente a embaixada chinesa na Iugoslávia em maio, deixando um saldo de três mortos. O incidente trouxe fortes tensoes às relaçoes bilaterais, na pior crise diplomática em várias décadas. Nesta segunda, Summers participará de reuniao para debater questoes financeiras e econômicas. Também deve se reunir com o ministro das Finanças, Xiang Huaicheng, e o presidente do BC chinês, Dai Xianglong.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;