Da AFP
11/12/2006 | 08:14
O corpo do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, que morreu no domingo em Santiago aos 91 anos, foi transferido nesta segunda-feira para a Escola Militar, onde será velado até seu sepultamento, programado para amanhã.
Um carro fúnebre saiu com o caixão do Hospital Militar, onde Pinochet morreu uma semana depois de sofrer um infarto, e chegou ao instituto militar na madrugada desta segunda-feira.
A câmara-ardente foi instalada no salão principal da Escola, que prepara os futuros oficiais do Exército. Pinochet ingressou na mesma instituição como cadete, em 1933, para iniciar os estudos militares que o levariam a transformar-se em ditador 40 anos depois, em 11 de setembro de 1973.
O ex-presidente chileno (1973-1990) e ex-comandante-em-chefe do Exército (1973-1998), cujo corpo será cremado, receberá honras militares, mas não terá um funeral de Estado nem será decretado luto nacional, segundo decisão do governo da presidente Michelle Bachelet.
Quase 4 mil partidários de Pinochet se reuniram durante a noite nas proximidades da Escola Militar, mas apenas metade aguardou a chegada do corpo.
O ex-ditador, que morreu em Santiago no Dia Internacional dos Direitos Humanos, estava sob prisão domiciliar e deveria responder pelos crimes cometidos durante a ditadura (1973-1990), que deixou mais de 3 mil mortos e desaparecidos.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: