Cultura & Lazer Titulo
Globo se manifesta contra críticas do Conselho Federal de Psicologia sobre O Outro Lado do Paraíso
07/02/2018 | 17:10
Compartilhar notícia


O Outro Lado do Paraíso vem abordando temas polêmicos na novela. E, por isso, a Globo recebeu críticas do Conselho Federal de Psicologia devido à personagem Laura, personagem de Bella Piero, e de seu passado no folhetim, já que ela foi abusada sexualmente na infância por seu padrasto, Vinicius, a quem Flávio Tolezani dá vida. O CFP diz que a novela trata com pouca profundidade o assunto, considerado de suma relevância por eles:

Mesmo compreendendo o caráter de uma obra de ficção, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) entende que a telenovela O Outro Lado do Paraíso, por se tratar de uma obra capaz de formar opinião, presta um desserviço à população brasileira ao tratar com simplismo e interesses mercadológicos um tema tão grave como o sofrimento psíquico de personagem cuja origem é o abuso sexual sofrido na infância.

Procurada, a assessoria de imprensa da Rede Globo respondeu:

As novelas são obras de ficção, sem compromisso algum com a realidade. A Globo reconhece a importância de todos os seus programas para discussões e reflexões sobre assuntos de interesse da sociedade e está atenta à responsabilidade que lhe é atribuída sobre todos os temas abordados. O que a novela 'O Outro Lado do Paraíso' quer mostrar com o desenvolvimento da trama da personagem Laura é o processo pelo qual passa uma pessoa que precisa de ajuda, recorrendo a diferentes e variadas formas de apoio e terapias, das mais às menos ortodoxas.

É importante reiterar, ainda, a seriedade com que a novela 'O Outro Lado do Paraíso' tem abordado, desde a estreia, questões relacionadas a diferentes tipos de abuso e preconceito. Corroborando o compromisso da Globo com a sociedade, está prevista a exibição, ao final de alguns capítulos, de cartela de divulgação do Ligue 100, número oficial para denúncias de violação de direitos humanos.

Mais polêmicas

Mesmo diante desse impasse, a novela continua a todo vapor. Depois de ser atropelada por Sophia, papel de Marieta Severo, e quase morrer, Raquel, a quem Erika Januza dá vida, acorda no hospital sem entender o que aconteceu.

- Não lembro de quase nada. Só do carro vindo na minha direção... Do susto... Da dor.

- Você foi atropelada, logo que se despediu de mim. Mas já está operada. Só tem que esperar a recuperação, afirma Bruno, papel de Caio de Paduan.

No entanto, desavisada, no meio da conversa a juíza percebe que há algo de errado e dispara:

- Bruno... Não estou sentindo minhas pernas.

E não é só isso. Do acidente, nascerá um romance. Raquel irá se apaixonar por Radu, interpretado por Thiago Tomé, de acordo com o jornal Extra. A justificativa para o surgimento de tal amor é de que os cuidados do rapaz com a juíza fizeram com que esse carinho especial ganhasse história.

- Dedico meus dias e noites cuidando de você. Se o dia tivesse mais horas, eu daria pra você. Porque eu te amo, declara Radu.

Porém, o coração do telespectador irá partir quando Bruno for contar à amada - com muito ânimo - que descobriu não ser pai de seu filho com Tônia, vivida por Patricia Elizardo, e que dará inicio ao divórcio:

- Eu me separei. Vou dar andamento no divórcio. Descobri que o filho que a Tônia espera não é meu.

- Lamento por você, Bruno, mas é tarde demais, dispara.

Eles discutem sobre a decisão da magistrada e o filho de Nádia, papel de Eliane Giardini, chega a questioná-la:

- Raquel, e a nossa história? Não pode fazer isso.

Mas já é tarde demais. Radu entra na discussão e pede para o moço se retirar. Ele vai embora se lamentando:

- Perdi o grande amor da minha vida!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;