Setecidades Titulo Febre amarela
São Bernardo mantém escolas
como postos de vacinação

Com isso as aulas estão previstas para retornar somente no dia 15 de fevereiro

Do Diário OnLine
07/02/2018 | 14:20
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Atualizada às 19h15

A Prefeitura de São Bernardo decidiu, no fim da tarde desta quarta-feira, manter as escolas municipais como postos de vacinação contra a febre amarela. Com isso as aulas estão previstas para retornar somente no dia 15 de fevereiro. Mais cedo o MP (Ministério Público) sugeriu que os alunos retornassem aos colégios nesta quinta-feira.

A decisão pela continuidade da vacinação foi proferida pela Administração, em reunião do Comitê de Combate e Prevenção à Febre Amarela – formado por agentes técnicos dos setores da Prefeitura.

Foram colocadas na pauta da reunião do Comitê todas as sugestões feitas da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, em reunião com representantes da Prefeitura.

O ano letivo na cidade, que começaria dia 5, foi adiado por conta da ampliação da campanha contra a febre amarela, que vem aplicando a vacina nas mais de 100 instituições municipais.

Como novidade, o município também oficializa a inserção das 9 UPAs (Unidade de Pronto de Atendimento), na campanha de vacinação, a partir de sexta-feira (09/02), por 24 horas (também durante o feriado de Carnaval).

O Comitê deliberou, por unanimidade, pela continuidade da vacinação nas Escolas Municipais, considerando fatores preponderantes, tais como a gravidade do primeiro caso infectado na cidade, ocorrido na segunda-feira passada, com um homem de 35 anos, morador do Jardim Palermo e que trabalha no Jardim Represa.

No caso, o cidadão estava entre os três novos casos investigados pela Secretaria de Saúde do Município – os outros dois seguem em análise , sendo que, a confirmação da doença foi oficializada pelo Hospital de Clínicas Municipal e laboratório da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). O paciente apresentou melhora, mas segue internado.

O número total alcançado pelo Município, a partir do início da campanha (em 25/01), chegou a 219.272 vacinas efetuadas, atingindo o patamar de 30% da meta total da cidade. A campanha de vacinação contra a febre amarela em São Bernardo ocorrerá até o dia 17/02/2018.

Somente neste ano, de acordo com números do Ministério da Saúde, morreram 43 pessoas por todo o País, sendo 14 em São Paulo. No Estado foram confirmados 161 casos de febre amarela, entre julho do ano passado até a presente data.

Para a promotora de Justiça da Infância e Juventude de São Bernardo Vera Lúcia Acayaba de Toledo, a suspensão do retorno às aulas prejudica a população, uma vez que os pais que trabalham e não têm onde deixar os filhos se prepararam para o retorno no dia 5. No entanto, ela faz uma ponderação: "Segunda-feira, terça e hoje muitas pessoas procuraram as escolas para se vacinar, então, é muito difícil uma decisão."

As sugestões dadas à Prefeitura são ampliar o horário de atendimento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para a vacinação, estender às UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) 24 horas e "conscientizar a população da necessidade emergencial de se vacinar", salientou a promotora.

Participaram da reunião de hoje MP, secretaria de Saúde, de Educação e Concelho Tutelar. (Com informações de Vanessa de Oliveira)

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;