Economia Titulo
Inflação medida pelo IPCA-15 recua para 0,62% em setembro
Do Diário OnLine
24/09/2002 | 10:54
Compartilhar notícia


A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) ficou em 0,62% em setembro, ante a taxa de 1% apurada em agosto, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dólar foi o grande 'vilão' do período, pressionando para cima os preços dos alimentos. Esses produtos registraram alta de 2,27%, após subirem 1,63% no mês anterior.

O preço do gás caiu 7,87% no período e fez com que a alta no índice fosse menor que a registrada em agosto. Os automóveis novos (-0,79%) e a gasolina (-0,31%) também registraram queda.

O levantamento foi feito com base em preços coletados nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

O IPCA-15 é considerado um importante termômetro do comportamento do IPCA, usado como parâmetro para as metas de inflação do governo. A única diferença entre os dois indicadores é a data em que são calculados.

Neste mês, o IPCA-15 foi calculado entre o dia 14 de agosto e 12 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;