Economia Titulo
Procura por carro usado está maior
Leandro Cervantes
Do Diário do Grande ABC
20/04/2006 | 08:26
Compartilhar notícia


Apesar de ainda abaixo das expectativas da maior parte dos lojistas, a comercialização de veículos usados nas revendas independentes apresentou resultados positivos em março. O volume de negócios cresceu 2,5% em relação a fevereiro, atingindo um total de 80.447 unidades vendidas, segundo dados da Assovesp (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo). Se comparado a março do ano passado, o resultado é ainda melhor, com uma alta de 37,8% no número de unidades comercializadas.

Segundo a pesquisa da entidade, os veículos populares, equipados com motor 1.0, lideraram as vendas de usados. A comercialização desses automóveis, que costuma ter um giro muito rápido na revenda, respondeu por 68% dos negócios realizados em março.

Os números da Associação – relativos a todo Estado de São Paulo – não refletem exatamente o clima dos negócios nos estacionamentos da região, segundo lojistas consultados pelo Diário. Por aqui, na média, os negócios permaneceram praticamente estáveis em março, se comparados ao mês passado. No comparativo com março do ano passado, os lojistas apontam ligeira melhora este ano, mas longe do crescimento de quase 40% nas vendas verificado no Estado.

“No mês passado (em março) vendi quase a mesma coisa que em fevereiro, cerca de 5% menos. Mas o volume de vendas tem variado muito. Em um mês vendemos mais, em outro menos, mas no geral os negócios estão meio parados”, afirma o gerente geral da Auto Car, de São Bernardo, Ricardo Moreira Martins.

Na Auto New, também de São Bernardo, a situação é a mesma. “As vendas de março empataram com fevereiro, nos dois meses vendi exatamente 26 carros”, diz o gerente da loja, Alessandro Sabonaro. Já no comparativo com março de 2005, os negócios foram melhores. A loja registrou um aumento de 30% nas vendas. Sobre as expectativas para 2006, o gerente acredita que os negócios de usados não irão variar muito em relação a 2005. Para estimular os compradores, Sabonaro diz que está oferecendo extensão da garantia e transferência grátis.

Entre as revendas independentes ouvidas pela reportagem, a única que apresentou aumento significativo nas vendas foi a filial da Romer Multimarcas no Auto Shopping Global, em Santo André. Segundo o gerente comercial Márcio Pereira, o número de unidades comercializadas cresceu cerca de 10% em março, na comparação com fevereiro.

“Tivemos um desempenho razoável. De modo geral, as vendas estão melhores nesse ano, mas é incrível como os negócios têm oscilado”, comenta. Segundo o gerente, as vendas têm acompanhado o “tipo de produto disponível”. “Quando tenho um volume bom de carros de preço mais baixo, como os populares de até R$ 15 mil, que têm um bom giro, as coisas vão bem”, destaca Pereira.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;