Palavra do Leitor Titulo
Embriaguez ou falta de segurança?

Muitos acidentes de trânsito têm ocorrido por ter na condução ...

Por Dgabc
14/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Muitos acidentes de trânsito têm ocorrido por ter na condução dos veículos pessoas embriagadas, como o caso mais recente envolvendo senhora grávida, que morreu, demonstrou isso claramente. Mas será que a condução do veículo por pessoa alcoolizada foi realmente a causa da morte? O perigo da condução de um veículo em estado de embriaguez é iminente, porém não pode ocultar outros fatos implícitos em um acidente envolvendo veículos automotores. Analisando melhor, a morte ocorreu porque a vítima foi arremessada para fora do carro durante o choque. Isso demonstra que não estava utilizando o cinto de segurança ou o dispositivo apresentou alguma falha, que o fez abrir.
Outro ponto importante a analisar é o tipo de choque, absorção do impacto e suas consequências. Naquele caso em particular, pelo estado do automóvel que se chocou com o veículo em que a vítima se encontrava, é possível verificar que as dimensões do choque não foram muito grandes. Por outro lado, o carro em que a vítima se encontrava tombou. Análise mais complexa poderia determinar ângulo de choque, velocidade dos veículos, possíveis problemas de estabilidade devido ao centro de gravidade dos automóveis e outros pontos importantes para uma perícia completa. Além disso, caso houvesse a ultrapassagem de um semáforo não favorável por parte de um dos condutores, seria mais um ingrediente para análise complexa. Mesmo que nenhum dos motoristas estivesse alcoolizado, haveria o impacto.
Por acaso esse choque poderia ser amenizado ou evitado caso o motorista não se encontrasse alcoolizado? De forma alguma queremos deixar de considerar o estado de embriaguez da pessoa ao volante, porém a análise técnica completa poderá determinar a verdadeira causa do acidente e os reais culpados, assim como possíveis problemas relacionados à segurança dos veículos envolvidos.
Obviamente aquele motorista cometeu crime por dirigir sob ação de álcool, mas a situação não parece tão simples e uma perícia realizada por profissionais habilitados com conhecimento técnico amplo e atualizado demonstrará aquilo que for necessário para desvendar o acidente. Ficou claro, também, que como é amplamente divulgado, o cinto de segurança é equipamento essencial e não pode deixar de ser usado em hipótese alguma.

Hélio Cardoso é especialista em perícias envolvendo veículos automotores e diretor do Ibape/SP.

PALAVRA DO LEITOR

Mãos atadas
SC900,116 Achei excelente o desabafo do leitor Ivanir de Lima sobre o aumento dos aposentados com ganho acima de um salário-mínimo (Injustiça, dia 9). Alguns políticos até duplicaram seus salários. A presidente Dilma nada fez, pois depende deles para permanecer no cargo. O Poder Judiciário deita e rola, porque ninguém quer entrar em atritos com os integrantes da corte! Como nada podemos fazer, vamos deixar que eles fiquem cada dia mais ricos. Para nós, resta o direito de não reeleger nenhum desses políticos. Vamos votar com o mesmo carinho que nos deram em nosso aumento de aposentado. Vamos renovar em 100% todos os cargos e, com nova safra de políticos, talvez encontremos algum que simpatize com nossos problemas.
Valentim Reschini
Santo André

Resposta
Em relação à carta do leitor Gecimar Evangelista (Mauá, dia 5), a Prefeitura de Mauá esclarece que realiza permanentemente ações de prevenção e redução do impacto ocasionado por chuvas intensas. A Operação Limpa Rio, de desassoreamento, por exemplo, retirou centenas de toneladas de entulho, areia e terra. Com recursos do governo federal, a Prefeitura concluiu uma série de obras de drenagem e contenção, além de promover ações sociais. No sentido de proteger a população dos efeitos das chuvas também foram aprovados o Plano Municipal de Redução de Riscos e o projeto para a contenção de encostas. O monitoramento permanente das áreas de risco evita novas ocupações. A comunidade das áreas de risco conta com de atendimento de Saúde, além de orientação profissional, atividades recreativas e demais ações desenvolvidas por diversas secretarias.
Prefeitura de Mauá

Mauá
Todo mundo tem direito às férias, mas com todo escalão junto? A cidade fica acéfala! O poder público tira férias em meio às chuvas e enchentes que não foram resolvidas ao longo do ano? Bocas de lobo entupidas são o que mais temos, pois não existe a prevenção. Mesmo com a chuva fraca as galerias enchem e ficamos à mercê das águas. Ruas São Tomé, Santa Elisa e São Simão, quando chove forte, as águas da Avenida Itapark caem nesses cruzamentos e enchem os comércios. Com as galerias entupidas por entulho está ficando cada dia pior! Tudo isso depende somente de boa vontade do órgão responsável, que em poucos minutos faria o bem necessário a todos. Senhor prefeito de Mauá, cobre de seus responsáveis os serviços essenciais à população. Levantem-se das cadeiras e façam alguma coisa, afinal o meu IPTU é muito alto. E pago em dia.
Niceia Bars
Mauá

Baldeação, não!
Para a opinião pública, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC é apenas mais um órgão para abrigar apadrinhados políticos e fazer festas para autoridades que aqui aportam. Pois realmente é isso que aparenta ser! Não seria esse o momento de mostrar serviço? Brigar pelos interesses dos munícipes da região? Exigindo que a CPTM voltasse atrás quanto a colocar como destino final dos trens que passam pela nossa região a Estação Brás, penalizando milhares de trabalhadores e estudantes da região, obrigando-os a fazer baldeação que durante muitos anos nunca foi necessária! Senhores prefeitos, políticos e autoridades da região: está na hora de trabalhar um pouco pelos munícipes que os elegeram e pelos que não votaram nos senhores, mas que democraticamente aceitaram os eleitos!
Carlos A. Várhidy
Santo André

José Sarney
Essa biografia de José Sarney, escrita por Regina Echeverria, e que agora entrou no noticiário por ter a sua publicação sido irregularmente barganhada com a cessão pelo Senado, para a sua editora, da obra de Carpeaux, por ser biografia autorizada e maquiada, não tem valor algum.
A verdadeira biografia de Sarney é a que está descrita no livro Honoráveis Bandidos.
Ronaldo Gomes Ferraz
Rio de Janeiro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;