Economia Titulo
Furnas recorre de multa de R$ 53,7 bi fixada pela Aneel
29/03/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Furnas Centrais Elétricas reafirmou ontem, em nota, que vai recorrer da multa de R$ 53,7 milhões determinada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em decorrência do blecaute que atingiu 18 estados em 10 de novembro e que teria se originado em falhas nas linhas de transmissão de companhia que levam energia de Itaipu para o Sudeste do Brasil.

A companhia diz na nota que "rebateu tecnicamente na íntegra" o relatório da Aneel sobre o assunto. A empresa lembrou que o ONS (Operador Nacional do Sistema) concluiu que o blecaute foi causado pelas condições climáticas daquele dia.

O relatório diz que as linhas de transmissão que caíram têm "necessidade urgente" de "manutenção adequada, modernização do sistema de proteção, modernização ou substituição das unidades terminais remotas do sistema de supervisão e controle e reciclagem e treinamento em seu pessoal de operação".

A Aneel também cita casos específicos como os de dois circuitos que caíram no dia do blecaute, na linha Ivaiporã (PR) - Itaberá (SP). A Aneel ressalta que os para-raios para esses locais foram classificados como "suspeitos" em estudo feito pelo Cepel (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica) entre 2004 e 2006, "e não haviam sido substituídos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;