Cultura & Lazer Titulo
Monalisa morreu em convento em 1542, afirma pesquisador
Da AFP
19/01/2007 | 13:37
Compartilhar notícia


Um pesquisador italiano especializado na Gioconda, quadro conhecido também como Monalisa, anunciou ter estabelecido com exatidão a data da morte da dama florentina retratada por Leonardo da Vinci, que, segundo ele, viveu seus últimos anos em um convento italiano, onde foi sepultada em julho de 1542.

O estudioso Giuseppe Pallanti, que investigou os arquivos de uma igreja do caso histórico de Florença, no centro da Itália, assegurou ter descoberto o atestado de óbito da "esposa de Francesco Del Giocondo", falecida em 15 de julho de 1542, que foi enterrada na igreja de Santa Úrsula, destacou a imprensa italiana.

A Gioconda, cujo nome verdadeiro era Lisa Gherardini, nascida em maio de 1479, foi a segunda esposa de um rico comerciante de sedas, Francesco del Giocondo, com quem teve cinco filhos.

Segundo vários estudiosos, Leonardo da Vinci se inspirou nesta dama para pintar um de seus quadros mais célebres da história da pintura, cujo sorriso enigmático atrai milhões de visitantes ao Museu do Louvre, em Paris, onde está exposto.

A Monalisa teria morrido aos 63 anos no convento de Santa Úrsula, para onde teria se retirado para passar os últimos anos de vida.

"Neste convento, Monalisa instalou sua última filha, Marietta, que em seguida decidiu ingressar na ordem religiosa. Ali, Lisa, conforme o previsto no testamento de seu marido, que faleceu quatro anos antes, passou o resto de sua vida", assegurou Giuseppe Pallanti ao jornal La Repubblica.

Pallanti, que estuda há vários anos a vida e a história da Gioconda, é autor de vários livros sobre o tema, entre eles "Monna Lisa, mulier ingenua", publicado em 2004.

A identidade da Gioconda é alvo de muitos debates no curso dos séculos e alguns historiadores negam que Lisa Gheradini tenha sido retratada pelo gênio italiano.

Após a nova descoberta, Carlo Pedretti, renomado especialista em Leonardo da Vinci, pediu que os supostos restos da Monalisa sejam exumados e submetidos a exames de DNA.

"Com as técnicas atuais, pode-se reconstruir seu aspecto físico, inclusive o rosto e, desta forma, ver uma contribuição importante para resolver o enigma", declarou à imprensa italiana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;