Política Titulo Editorial
Educação versus sanção
Do Diário do Grande ABC
29/01/2018 | 11:16
Compartilhar notícia


É emblemática a informação que sustenta a manchete principal do Diário de hoje. Levantamento da Polícia Rodoviária mostra que, em média, um motorista é multado a cada minuto nas estradas que cortam o Grande ABC por estar trafegando acima da velocidade permitida. Foram 579.230 infrações anotadas de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2017 por essa razão, número que é 28,36% maior do que o de 451.264 registrado no exercício imediatamente anterior. Os dados suscitam a seguinte questão: por que o crescimento da fiscalização não torna o trânsito mais seguro?

Não se pode dizer, baseado nos últimos acontecimentos trágicos, que o excesso de infrações contribuiu para tornar os motoristas menos imprudentes. Muito pelo contrário. O acidente automobilístico mais violento dos últimos tempos – um racha entre dois veículos esportivos que acabou em duas mortes e seis pessoas feridas – aconteceu exatamente na Rodovia dos Imigrantes, que registrou em 2017, de acordo com a polícia, o maior número de multas (298.140) entre as estradas do Grande ABC.

Especialistas são unânimes em apontar a falha do sistema atual de punição para tornar o trânsito menos violento e os condutores mais conscientes. “Se o número de multas cresce isso mostra que a fiscalização não tem inibido esses motoristas. Caso contrário, ninguém iria ultrapassar a velocidade permitida”, considera, com propriedade, o advogado Maurício Januzzi, estudioso do tema.

Conclui-se que está errada a maneira como o Brasil lida com a formação de motoristas. Atualmente, a educação do indivíduo sobre os direitos e deveres na condução de veículos automotores começa na idade adulta, muitas vezes quando se atinge a maioridade penal e se vai até a autoescola em busca da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Trata-se de erro conceitual. Países que reconhecidamente possuem maior segurança no trânsito começam a cuidar do assunto logo na infância, nos primeiros anos de escola. Donde se comprova que boa instrução supera qualquer tipo de sanção. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;