Economia Titulo Aviões-caça
Saab será avisada de eventual acordo entre Embraer e Boeing
26/01/2018 | 07:29
Compartilhar notícia


Qualquer avanço nas negociações para a aproximação entre as companhias de aviação brasileira Embraer com a norte-americana Boeing terá de ser comunicado à sueca Saab, que fornecerá 36 aeronaves para a FAB (Força Aérea Brasileira). O acerto foi firmado ontem pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o presidente mundial da Saab, Håkan Buskhe.

Buskhe veio ao Brasil buscar detalhes sobre o potencial negócio, já que a Saab transferirá tecnologia à Embraer no processo de fabricação dos Gripen NG comprados pela FAB. “Não há impedimento (para o negócio), mas queremos saber o que está sendo discutido”.

A reunião em Brasília foi solicitada pela Saab, que tem demonstrado preocupação com eventual negócio Embraer-Boeing, já que a empresa brasileira terá acesso à tecnologia dos caças Saab – concorrente da Boeing no mercado de defesa que participou da concorrência bilionária da FAB vencida pelos suecos. “Acontecendo qualquer avanço nas tratativas entre Embraer e Boeing, e se alguma decisão vier a ser tomada, a Saab será informada previamente, pois teremos de construir salvaguardas que passarão pelo crivo da Saab”, destacou Jungmann.

Após o encontro, Buskhe reafirmou a intenção de manter a parceria com a Embraer na produção dos caças, mas ressaltou que a transferência de tecnologia para o Brasil é tema que precisa ser analisado com cuidado. “Eu não tenho a intenção de deixar a cooperação com o Brasil. Mas, logicamente, quando vem uma terceira parte, temos de entender qual é a estrutura e o impacto na nossa tecnologia.”

EM SÃO BERNARDO - Em outubro, a Saab anunciou o nome do diretor-geral da fábrica de aeroestruturas do Gripen NG em São Bernardo, Marcelo Lima. Questionada sobre o local em que será erguida a planta, no entanto, a empresa afirmou que a seleção do imóvel estava em fase final, mas que não podia divulgar o endereço por estar em fase de negociação – que ainda não chegou ao fim. O cronograma da Saab prevê que a SAM (Saab Aeronáutica Montagens) comece a produzir as partes estruturais do supersônico em 2019, quando a primeira aeronave deverá ser entregue.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;