Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 27 de Julho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

Um novo Paço, uma antiga estrutura...

O jornalista Hermano Pini Filho, diretamente de Campinas, retorna ao início da carreira para mostrar a construção do prédio


Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC

16/08/2009 | 00:00


Quando São Caetano reinaugura o primeiro Paço do Grande ABC - agora chamado apenas, e oficialmente, de edifício, na Avenida Goiás - o jornalista Hermano Pini Filho, diretamente de Campinas, retorna ao início da carreira para mostrar a construção do prédio. Era o final de 1959.

Avançamos alguns anos mais em relação à foto do Hermano e encontramos, no acervo de José Honório de Castro, o Zezinho - fotógrafo aposentado da Prefeitura de São Caetano - novas imagens do Paço histórico, agora na virada da década de 1960 para 1970.

É o Paço em 1969, servindo de cenário à passagem do desfile de 7 de setembro da Avenida Goiás, em sua antiga pista. Depois, em 1974, o alargamento desta mesma Goiás, com o sacrifício de uma das obras de arte da cidade, o seu obelisco. Afinal, é o progresso pedindo passagem.

No mesmo 1974, com o obelisco desaparecido, outro monumento da cidade parece esquivar-se das máquinas mortíferas: a concha acústica dos shows e comícios em plena Praça Primeiro de Maio.

A concha acústica resistiria algumas décadas a mais para fenecer no começo do milênio. Coisas da São Caetano minúscula, geograficamente, em busca de novos espaços, que ora apontam para o bairro Cerâmica, com o novo Paço e o projeto comercial-residencial da velha Cerâmica São Caetano que não existe mais.

Em se tratando do antigo Paço, preserva-se o nome do seu criador, prefeito Oswaldo Samuel Massei. E o Legislativo, ali instalado, ganha um novo Plenário dos Autonomistas em anexo de 700 metros quadrados - que por sinal fazia parte do projeto original de meio século atrás. Alterada, mas mantida, a vizinha Praça dos Estudantes.

NOTAS
1 - O edifício do antigo Paço da Avenida Goiás começou a ser construído há exatos 50 anos, em agosto de 1959, e foi inaugurado em 19 de março de 1961. O projeto é do engenheiro Zenon Lotufo, assistente de Oscar Niemeyer, e a construtora, a firma Ribeiro Franco S/A, de São Paulo.

2 - A concha acústica foi instalada em 1961, projeto premiado do arquiteto Bernardo Shomann e localizada na Praça Primeiro de Maio. Foi demolida no início desta década.

4 - A Praça dos Estudantes, de 1962, é contígua ao antigo Jardim ou Praça Primeiro de Maio e também conhecida como Praça do Paço.

3 - O obelisco da Praça dos Estudantes foi inaugurado em 1971; a demolição ocorre três anos depois.

News Seller
Domingo, 16 de agosto de 1959

Imprensa - News Seller amplia sucursal em São Caetano, que passa a funcionar na Rua Manoel Coelho, 177, 1º andar, cj. 16. Em foto de primeira página aparecem: o diretor-presidente do NS, Edson Danilo Dotto ao lado de José de Souza Martins, chefe de Redação da sucursal, e Clésio R. Athanazio, chefe de publicidade.

Santo André - Matriz de Santo André vai ganhar obras de revestimento externo. Padre Fernando Sperzagni é o vigário, e Ângelo Gaiarsa, o presidente da Comissão de Obras.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 16 de agosto de 1979

Manchete - Figueiredo empossa ministros e ressalta confiança em Delfim. Além de Delfim Neto (Planejamento) assume o ministro da Agricultura, Ângelo Amaury Stabile.

Mauá - O ex-prefeito de Mauá, Edgard Grecco, questiona em juízo os fatos que determinaram o seu afastamento em 18 de setembro de 1965.

São Bernardo - Jornalista Heleni Felippe (ex-Diário) recebe a Medalha João Ramalho, outorgada pela Câmara Municipal.

Trabalho - Contraproposta patronal rejeitada por bancários

EM 16 DE AGOSTO DE...
1969 - Deputado Franco Montoro lançado ao governo do Estado em encontro de emedebistas realizado em Santo André.

1989 - Serviço de Documentação da História de São Bernardo inaugura exposição de fotos na Rua Marechal Deodoro.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
São Roque: fundado em 16 de agosto de 1657. Elevado a município em 1832, quando se separa de Santana de Parnaíba.

São Bento do Sapucaí: elevado a município em 1858, ao se separar de Pindamonhangaba. Celebra o aniversário na data em que foi elevada a freguesia: 16 de agosto de 1832.

Santa Gertrudes: elevada a município em 1949, quando se separa de Rio Claro.

SANTOS DO DIA
Estevão da Hungria, Roque e Alsácio.

Patrimônio Histórico
Mauá constituiu seu novo conselho municipal, sob a presidência do historiador William Puntschart e integrado por Renato Alencar Dotta (historiador), Eliana Henrique da Silva (estudante universitária), Sylmara Cremonini Jacob (arquiteta), Osíris de Paula Soares (jornalista), Paulo Rogério da Silva (presidente de ONG cultural do Parque das Américas) e Moacyr Ferrari (advogado e historiador).

Religiosidade
Criada em 1959, a Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto comemora hoje seu Jubileu de Ouro: 1959-2009. Às 10h será celebrada missa em Ação de Graças, a ser presidida por dom Nelson.

A paróquia fica na Rua Campos de Jordão, 232, na Vila Clarice, em Santo André e seu pároco é o Padre Cirilo, que ali pastoreia há 23 anos. A paróquia abrange também a Vila Lucinda.

ALMANAQUE
João Kappey
Nascimento: Franca (SP), 16 de agosto de 1933.
Vereador: 1983 a 1989 (suplente)
Partido: PTB.
Falecimento: Santo André, 18 de agosto de 2001.
Veio para Santo André em 1949. Ferramenteiro, 38 anos de Cofap. Radicado no Parque Novo Oratório, com trabalhos na Igreja Católica e na SAB.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;