Política Titulo
Imprensa europeia destaca julgamento de Lula em Porto Alegre
24/01/2018 | 10:35
Compartilhar notícia


A imprensa europeia destaca na manhã desta quarta-feira, 24, o início do julgamento do recurso do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no TRF-4 em Porto Alegre.

Como o Broadcast Político (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) mostrou mais cedo, os sites do britânico Financial Times, dos americanos New York Times e Washington Post e do argentino La Nación trazem matérias sobre o processo que envolve o petista.

O jornal francês Le Monde destaca o fato de a cidade que serve de palco para o julgamento do recurso de Lula é a mesma que acompanhou o triunfo internacional do petista em 2003, quando, poucos meses após sua posse, Porto Alegre foi sede do primeiro Fórum Social Mundial. A publicação ressalta que o PT insista que não há "plano B" à candidatura do ex-presidente, ainda que considere nos bastidores os nomes do ex-governador da Bahia Jaques Wagner e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

O site da rádio alemã Deutsche Welle traz reportagem na qual diz que neste dia 24 de janeiro haverá um "teste de estresse" para a democracia brasileira. O texto resgata ainda um artigo publicado pela ex-ministra da Justiça alemã Herta Däubler-Gmelin, no qual ela acusa o juiz federal Sergio Moro de "preconceito político" contra o ex-presidente Lula.

O português Público faz cobertura ao vivo do julgamento do recurso de Lula, considerando que "o mais duro combate de Lula tem lugar em um tribunal". O Diário de Notícias diz que esta quarta-feira "marca a primeira fase das eleições presidenciais".

América Latina

O chileno El Mercurio fala que os presidenciáveis brasileiros preparam estratégias para campanhas "com e sem Lula", enquanto o peruano El Comercio frisa os protestos favoráveis ao ex-presidente pelo País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;