Segundo a professora Dominique Lagorgette, existem seis tipos de insultos: os depreciativos (puta), os relacionados a animais (veado, burro), à aparência física (carranca), a defeitos morais (vadio, vagabundo, mesquinho), aos nomes próprios (Judas) e às “substâncias negativas” (merda, lixo).
Dominique informa que os primeiros palavrões eram destinados às mulheres e aos sarracenos (muçulmanos).
A professora explica ainda que existem torneios de insultos. Os primeiros aconteceram no século 13. Segundo ela, os palavrões da época não ofendiam pessoas pelo seu ponto fraco, como chamar um obeso de gordo. “O objetivo era assegurar a coesão do grupo, rir e premiar um campeão”, declarou.
Dominique afirma que o insulto e o juramento são universais. “Os xingamentos existem em todos os países e em todas as classes sociais do mundo”, disse.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.