Tecnologia Titulo
Aplicativos falsos: confira o que você pode fazer para não baixar um desses
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
17/01/2018 | 09:47
Compartilhar notícia


A Google Play, loja online para aplicativos Android, tem política mais aberta quanto a oferta de softwares aos usuários se comparada à Apple Store. Por conta disso, pode acontecer do usuário tentar realizar o download de algum programinha, como o WhatsApp, e acabar baixando uma versão pirata. Busca por visualização de propagandas e espiões eletrônicos estão entre os riscos da situação.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Um caso identificado pela Symantec, fabricante de softwares antivírus, foi o do aplicativo “Teligram”. Ele era uma cópia quase que idêntica do verdadeiro, com mudança na grafia (Telegram) e algumas cores do app. A principal diferença que o usuário podia perceber era a inclusão de propagandas, que o aplicativo original não possuía.

Pensando nisso, confira algumas dicas do 33Giga que podem te ajudar a não instalar aplicativos falsos:

– Visite o site oficial do aplicativo e clique nele para direcionamento à Play Store;

– Ao visualizar o aplicativo na Play Store, clique em “Ler Mais” e certifique-se quem é o desenvolvedor do software;

– Ainda na loja online, leia os comentários e avaliações de pessoas que já utilizaram o aplicativo;

– Confira a data de entrada ou da atualização do software. Geralmente, plataformas que tentam imitar outras existentes tem datas mais recentes;

– Preste atenção ao que o app está pedindo acesso no seu smartphone no momento da instalação. Caso você desconfie da solicitação, confira no site oficial da plataforma.

—-
Veja álbum com memes engraçados para se divertir no WhatsApp:

 
 
<
>

LEIA MAIS: Perfis falsos e golpes cibernéticos: a desagradável realidade dos namoros online
WhatsApp: golpe com falsa promoção do Walmart tem mais de 1,5 milhão de afetados; aprenda a se prevenir




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;