Política Titulo Editorial
Reclamar é fácil
Diário do Grande ABC
17/01/2018 | 11:54
Compartilhar notícia


Reclamar é direito de todos. Quem não está satisfeito tem mais é que manifestar-se. Botar a boca no trombone! Isso vale para tudo. Nas relações comerciais ou decisões da administração pública. Impossível que todos estejam satisfeitos, ainda mais quando o assunto em questão envolve dinheiro, ou se o que está em desacordo é o pagamento de tributos.

Em Santo André, o assunto do momento é o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A chegada dos carnês às residências, prédios comerciais e industriais revelou valores que desagradaram muitos proprietários. E, imediatamente, fez com que se iniciasse ensaio de movimento de contestação.

A indignação demonstrada por muitos dos que estão à frente de entidades representativas da sociedade andreense neste momento contrasta com a passividade exibida por eles em oportunidades anteriores. Como mostra reportagem deste Diário, tiveram chances de se fazer ouvir, de atuar concretamente em defesa de seus interesses – e também de seus representados e da população em geral –, mas deixaram passar.

Tiveram tempo, pois o reajuste do IPTU começou a ser debatido em 29 de julho de 2017, quando foi votada a atualização da PGV (Planta Genérica de Valores), que é a principal base de cálculo para o tributo. Duas audiências públicas foram marcadas, nenhuma realizada. Depois, o assunto só foi novamente lembrado quando o Executivo enviou à Câmara projeto de lei limitando a correção, pois como a PGV estava defasada desde 2002, havia possibilidade de alta considerável.

Este jornal sabe muito bem as condições econômicas adversas que a população de Santo André (e das demais cidades também!) atravessa, pois sempre serviu de tribuna aos seus justos anseios. O objetivo destas considerações não é defender elevação de imposto, mas sim a de alertar para a ação de quem, sabe-se lá por quais motivos, deixou passar a chance de, efetivamente, fazer a diferença. E agora quer surfar na onda da indignação alheia. Só reclamar não adianta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;