Cultura & Lazer Titulo Memória
Festival de Cinema de Gramado fez sua estreia há exatos 45 anos

‘Toda Nudez Será Castigada’ foi o primeiro filme a levar prêmio

Vinícius Castelli
10/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Há 45 anos o longa Toda Nudez Será Castigada deixou sua marca no cinema brasileiro quando faturou a primeira premiação na categoria melhor filme do Festival de Cinema de Gramado. Na ocasião o evento fazia sua primeira edição, ainda pequenina. Teve início dia 10 de janeiro de 1973 e seguiu até dia 14. Hoje se tornou o principal evento brasileiro dedicado à sétima arte.

A obra, com direção assinada por Arnaldo Jabor, levou ainda na ocasião premiação por melhor atriz, pela atuação de Darlene Glória, e teve menção especial, pela utilização de música do compositor argentino Astor Piazolla (1921-1992). Quando celebrou seu 40º aniversário, o Festival de Cinema de Gramado prestou homenagem a Jabor e exibiu o filme novamente, por ser a primeira obra a ganhar uma premiação no evento.

O filme, baseado na peça de mesmo nome de Nelson Rodrigues, de 1965, fala dos problemas da classe média carioca. Herculano (Paulo Porto) é homem conservador que, após perder a mulher, promete ao filho Serginho (Paulo Sacks) que não teria mais ninguém. Mas ele conhece, por meio de Patrício (Paulo César Pereio), seu irmão aproveitador, a cantora de bordel Geni (Darlene Glória). Cinco meses após levar a premiação em Gramado, o filme foi censurado pela ditadura militar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;