Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Ex-vereador Paulo Dias ensaia retorno à política

Reprodução/Facebook Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Após ano sabático em sítio no Interior, petista é contratado pelo gabinete de Teonílio Barba na Assembleia Legislativa


Humberto Domiciano

07/01/2018 | 07:00


 Menos de um ano após ter anunciado a aposentadoria da política, o ex-vereador e ex-secretário de Educação de São Bernardo Paulo Dias (PT) articula uma volta ao cenário. O petista está lotado no gabinete do deputado estadual Teonílio Barba (PT) como assistente parlamentar (contratado desde novembro e com salário de R$ 7.541,98 brutos) e desempenha suas atividades na região onde mora, em Itapetininga, Interior do Estado.

O ex-vereador afirmou, no entanto, que não pensa em se candidatar a deputado neste ano, apesar de admitir que seu grupo político tentou convencê-lo a disputar as eleições. “Muita gente apostava que deveria voltar a ser candidato a deputado ou até em 2020 a ser candidato a vereador, mas isso não está em cogitação. Tive uma pressão razoável, até porque o PT precisa de candidatos. Hoje não tenho condições (de ser candidato). Quando me candidatei pela primeira vez, já havia comunicado que só teria dois mandatos. Ajudarei neste ano o deputado Barba na campanha de reeleição”, pontuou.

Segundo ele, o trabalho exercido na Assembleia Legislativa está ligado à pesquisa de possíveis soluções na área de emprego e renda. “Estou trabalhando no mandato, focando em possibilidades de geração de emprego. Um dos temas que tenho estudado é a indústria 4.0 e questões de nanotecnologia, microgenética e robótica. A mão de obra deve ser afetada no futuro e é preciso pensar em políticas para distribuição de renda a todos os trabalhadores”, prosseguiu.

Desde que saiu da gestão do ex-prefeito Luiz Marinho (PT), no fim de 2016, Paulo Dias passou a se dedicar à criação de tilápias em um sítio na cidade de Itapetininga.

Sobre o afastamento da vida política, o petista destacou que a paralisação se deu por razões de saúde. “Não me sentia bem psicologicamente e precisava me afastar de tudo. Sequer atendia ao celular. Tenho um sítio faz nove anos e neste período (do ano passado) fiquei isolado de todos. Até melhorar a situação, quando voltei a trabalhar, vender na feira e produzir. O contato que tive com as pessoas nas cidades da região, como Tatuí e Sorocaba, ajudou nessa volta”, explicou o ex-parlamentar.

HISTÓRICO
Em 2015, Paulo Dias assumiu a Secretaria de Educação, em substituição a Cleuza Repulho (PT), que tinha sido alvo de denúncia por parte do Gaeco ABC (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Durante sua gestão, o petista conseguiu reduzir os gastos do Paço com a compra de uniformes em R$ 15 milhões e promoveu o retorno da merenda escolar à rede municipal, que havia sido suspensa por sua antecessora na Pasta. A medida havia causado forte desgaste ao governo Marinho na ocasião.

Paulo Dias é oriundo do movimento sindical e chegou pela primeira vez à Câmara em 2008, após ser eleito com 4.890 votos. Neste mesmo pleito, o então candidato Luiz Marinho conquistou pela primeira vez o comando da Prefeitura de São Bernardo. Quatro anos mais tarde, Paulo Dias se reelegeu, obtendo 5.384 sufrágios. O grupo sindical de São Bernardo, na eleição de 2016, apostou em Ana Nice Martins (PT), eleita com 4.090 votos.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;