Sua Saúde Titulo
Distensão abdominal
Leo Kahn
05/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Também conhecido como abdômen distendido, ocorre com o aumento do volume abdominal provocado por substâncias liquidas, gasosas ou sólidas no seu interior.

A sensação de desconforto ou mesmo doloroso é comum em indivíduos com dietas com excesso de fibras, doces e com habito de engolir grande quantidade de ar durante a refeição.

A sensação de barriga inchada pode ser sintoma decorrente de outras patologias, como a síndrome do intestino irritável, refluxo esofágico, intolerância a lactose e glúten, síndrome de dumping, tumores abdominais entre outras.

Fatores de risco:

Deglutição de ar;

Constipação;

Transtorno do comer compulsivo;

Infecções bacterianas no intestino delgado;

Obesidade;

Ascite;

Uso de determinados  medicamentos;

Insuficiência pancreática;

Menstruação;

Parasitoses;

Aumento dos órgãos abdominais e pélvicos.

Sinais e sintomas:

Dor abdominal;

Azia;

Náuseas;

Vômitos;

Fezes sanguinolentas;

Inapetência;

Perda de peso.

O diagnóstico é realizado pelo médico por meio de histórico, exame físico de palpação abdominal, acrescentado por exames laboratoriais, radiografia, ultrassonografia, tomografia, ressonância e até mesmo a endoscopia.

Saiba mais:

Evite o consumo de alimentos gordurosos e de bebidas gaseificadas.

Cuidado com o consumo de:

Feijão

Ovos

Leite

Milho

Farelo de trigo

Cereais

Brócolis

Alho

Repolho

Couve-flor

Frutose contida nas frutas secas, mel, cebola e alcachofras

Sorbitol contido em alguns doces e gomas de mascar ditos sem açúcar

Realize suas refeições sempre no mesmo horário

Alimente-se devagar.

Mastigue bem os alimentos.

Pare de fumar.

Pessoas que se queixam de excesso de gases e barriga inchada, sem ter aumento real do volume abdominal, podem possuir forma mais branda da síndrome do intestino irritável.

Esses indivíduos teriam uma maior sensibilidade à distensão gasosa dos intestinos, sentindo desconforto e inchaço com pequenos aumentos do volume de gás intestinal.

Cuidado com o uso de medicamentos analgésicos opioides, antidepressivos, antipsicóticos, anti-histamínicos, ferro e antiácidos à base de alumínio.

Procure seu médico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;