Cultura & Lazer Titulo
Marcos Mion explica por que não levou Romeo em viagem aos Estados Unidos com a família
Por
02/01/2018 | 11:11
Compartilhar notícia


Sentiu falta de alguém na foto acima? Marcos Mion está curtindo uma viagem no Colorado, nos Estados Unidos, ao lado de Suzana Gullo e dos filhos Donatella e Stefano, e usou as redes sociais para justificar o motivo de Romeo não acompanhar a família no passeio.

Sim, essa é aquela viagem que Romeozão não vem. Que fazemos para Doninha e Tefo. Já falei bastante sobre isto em outros posts, mas num próximo escrevo de novo até para ajudar as famílias que passam por essas situações de conciliar viagens e espaço para irmãos que estão dentro e fora do espectro autista! Romeo não esquia e odeia essa viagem! Já tentamos trazê-lo. Ele está feliz da vida, sendo mimado pelos avós e com a gente pelo FaceTime o dia todo! Todos felizes! Isso que importa!, escreveu o apresentador na legenda de um clique no Instagram.

Em outra publicação, Mion explicou em detalhes por que não levou o primogênito Romeo, com Transtorno do Espectro Autista (TEA):

Como muita gente está estranhando a ausência do meu anjo Romeo nesta viagem, como prometi, vou falar um pouco sobre o dia a dia de uma família que concilia filhos dentro e fora do TEA (Transtornos do Espectro Autista). Durante muito tempo pensei que o que faria Romeo evoluir era tratá-lo como se não tivesse nenhuma limitação. [...] Em algumas situações, funcionou, tivemos sucesso! Como por exemplo a festinha infantil. Romeo, hoje, adora uma. Ele ama se apresentar na escola, coisa que anos atrás gerava um pânico que só quem convive com uma criança com autismo sabe como é. Porém, algumas coisas não mudam. Por exemplo, a falta de rotina. Isso tira ele do eixo. O deixa muito nervoso e desesperado. E uma viagem onde não consigo montar uma estrutura para ele é puro improviso, cheia de decisões tomadas na hora: Vamos comer agora? Vamos entrar nesta loja agora?

E continuou:

[...] Então numa viagem rápida ele encontra tudo que não gosta! E os pais de crianças com autismo têm que saber que não precisam se culpar! Que eles, assim como todas crianças, têm limites! Gostam de algumas coisas e não gostam de outras! E cabe aos pais identificarem onde existe evolução e onde é mais saudável aceitar que não vai rolar!.

Ao fim, Mion escreveu:

Não sou apenas pai do Romeo, tenho outras duas mini jacas que querem conhecer e ganhar o mundo! Sem rotina! E tenho que respeitar igualmente as necessidades deles. Pais que têm crianças dentro e fora do espectro: não esqueçam disso! E Romeo? Ah, está FELIZ DA VIDA no lugar que mais ama no mundo, com os avós e pelo FaceTime com a gente toda hora! Felicidade sempre!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;