Economia Titulo Comparação com 2016
Financiamento de veículo cresce 12,3% em novembro ante novembro de 2016, diz B3
Por
18/12/2017 | 14:13
Compartilhar notícia


O número de veículos novos que foram comprados por meio de financiamento cresceu 12,3% em novembro ante igual mês do ano passado, para 155,7 mil unidades, mostra levantamento feito pela B3, a partir de dados das instituições financeiras. Por outro lado, o volume apresentou queda de 2,5% em relação ao desempenho de outubro.

Com o resultado do penúltimo mês do ano, a B3, que em seu levantamento considera automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas, mostrou que os financiamentos acumulados em 2017 chegam 1,63 milhão de unidades. O número representa crescimento de 3% em relação a igual período de 2016.

Se considerar somente os veículos leves (automóveis e comerciais leves), as aquisições feitas com a ajuda do crédito atingiram 104,3 mil unidades e subiram 16,6% em relação a novembro do ano passado, mas caíram 1,3% sobre o volume de outubro. No acumulado do ano os financiamentos deste segmento cresceram 12,3%, para 1,026 milhão de unidades.

Já no caso das motocicletas, que compõem o segmento mais dependente do crédito no mercado de veículos e estão mais associadas ao consumidor de baixa renda, os financiamentos caíram 1% em relação a novembro do ano passado, para 44,4 mil unidades. Na comparação com outubro, a queda foi mais intensa, de 5,1%. No acumulado do ano, a baixa é de 4,1%, para 542 mil unidades.

Modalidades

Das modalidades de financiamento, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC)) foi a única que cresceu em novembro ante igual mês do ano passado, com avanço de 14%, em comparação que considera os veículos novos e usados.

O CDC representou, no mês passado, 85,3% do total de financiamentos. As outras duas modalidades principais, consórcio e leasing, tiveram quedas de 3,5% e 1,9%, respectivamente, e corresponderam a 12,7% e 0,9% do total.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;