Economia Titulo Vendas de Natal
Comércio projeta movimentar R$ 20 mi a mais

Estimativa é que R$ 256 milhões sejam injetados, valor superior ao registrado em 2016

Flavia Kurotori
Especial para o Diário
15/12/2017 | 07:21
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Celso Luiz/DGABC


A dez dias do Natal, época do ano mais aguardada pelos comerciantes, a expectativa é que 2017 não deve decepcionar. Para se ter ideia, estima-se que sejam movimentados R$ 256 milhões no comércio da região, R$ 20 milhões (4,8%) a mais do que em 2016. Os dados são da PIC (Pesquisa de Intenção de Compra), do Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo.

Segundo Moisés Pais dos Santos, professor e pesquisador da PIC, fatores como a queda da inflação e da taxa de juros, aliadas à diminuição no número de desempregados, colaboram para o resultado. “Com isso, o comércio está bem mais otimista neste ano e, as pessoas, um pouco mais confiantes para as compras.”

Conforme publicado pelo Diário, as associações comerciais da região também estão otimistas e esperam crescimento de 8% nas vendas em relação ao ano passado. “Estamos em processo de recuperação da economia”, avalia Santos. Exemplo é o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que encerrou outubro com saldo positivo de 1.142 trabalhadores, ante extinção de 1.817 empregos no mesmo mês do ano passado.

Em contrapartida, os números projetados para este Natal são menores do que em 2014, quando a estimativa apontava gastos de R$ 341 milhões – R$ 85 milhões (33,2%) a mais que agora. O fato é justificado pelo cenário econômico, mais favorável há três anos, quando a Selic (taxa básica de juros), por exemplo, estava em 11,65% ao ano em dezembro de 2014, contra os 7% atuais, menor marca histórica.

Do mesmo modo, o número de trabalhadores caiu: em 2014 eram 818,8 mil com carteira assinada, enquanto 2016 fechou com 731,2 mil postos formais – extinção de 87,6 mil empregos nas sete cidades, conforme dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do MTE.
 

Shoppings apostam em promoções e horário estendido

Os centros de compras lançaram mão de ações promocionais para o Natal, além de estenderem o horário de funcionamento. Em Santo André, o Grand Plaza Shopping irá sortear um Toyota Prius e cinco vales-compra de R$ 5.000. A cada R$ 300 em compras, o cliente terá direito a um cupom. No Atrium, a cada R$ 200 gastos, leva um panetone (limitado a dois por CPF) e concorre a um Renault Kwid. No Shopping ABC, a cada R$ 400 é possível adquirir almofada para pescoço e concorrer a duas viagens para Paris (França).

No São Bernardo Plaza, a cada R$ 300 o cliente pode concorrer a um vale-viagem de R$ 15 mil. Também em São Bernardo, o Golden Square sorteará R$ 3.000 em certificados de barras de ouro para quem gastar a partir de R$ 200.

O diademense Praça da Moça irá sortear um Jeep Renegade para clientes que consumirem ao menos R$ 300. Em São Caetano, o ParkShopping irá sortear dez Jeep Renegade, cujos cupons são fornecidos a cada R$ 300. Já o Mauá Plaza sorteará três carros: um Renault Captur, um Renault Oroch e um Renault Duster. A cada R$ 100 gastos, o cliente terá direito a um cupom.

PREFERÊNCIAS - A quantia total que o morador pretende gastar com presentes passou de R$ 351 para R$ 378 – 4,8% a mais. Por outro lado, o valor médio por presente diminuiu 15%, caindo de R$ 176,40 para R$ 153,70. Segundo Santos, a oscilação ocorre porque o consumidor pretende presentear mais pessoas neste ano, porém, gastando menos com presentes.

O modo de pagamento preferido também mudou. Neste Natal, 46,3% pretendem pagar no cartão de crédito e 47%, à vista, seja no dinheiro ou cartão de débito. Já em 2016, 34,4% pretendiam pagar no crédito e 60%, à vista. O resultado indica, portanto, que as pessoas estão menos preocupadas com dívidas.

Na hora das compras, 36,6% dos moradores da região preferem ir aos shoppings, enquanto 29,6% procuram o comércio de rua no centro das cidades e 19% optam por compras on-line. Quanto à escolha do presente, 34% pretendem dar peças de vestuário ou calçados, 12,7%, brinquedos, e 9,8% desejam presentear com perfumes ou cosméticos.
 




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