Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 6 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Queda de Lula e abismo a Marinho


Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC

15/12/2017 | 07:00


A marcação do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, no caso do triplex, pode impactar diretamente a candidatura do ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) ao governo do Estado. Petistas admitem que, caso Lula tenha condenação mantida e seja ejetado da corrida presidencial do ano que vem, o projeto de Marinho ao Palácio dos Bandeirantes está fadado ao mesmo caminho, uma vez que o PT terá de reorganizar as alianças em âmbito nacional e em diversos Estados e o parceiro prioritário tende a ser o PSB. O mesmo PSB que aposta na candidatura ao governo do Estado do atual vice-governador, Márcio França. Ou seja, para que um eventual plano B do PT alcance terreno, principalmente no Nordeste, pode ser que Marinho tenha sua candidatura ceifada para abrir espaço ao PSB em São Paulo.

Taxa do lixo

O governo do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), segue sem convencer os vereadores sobre a votação da implementação da taxa de coleta de lixo. Reuniões foram realizadas na noite de quarta-feira e na manhã de ontem para tentar fazer com que a Casa analise ainda neste ano o projeto de lei. Nada avançou. Mas o governo buscará o último diálogo em torno da necessidade da taxa para cobrir as despesas com a Lara e admite levantar recesso para votação da proposta.

Doutor Veto

Líder do governo de Atila Jacomussi (PSB) na Câmara de Mauá, o vereador Professor Betinho (PSDC) reclamou da postura de advogados do Paço em vetar projetos de lei de autoria dos parlamentares. “Há, no departamento jurídico, o doutor Veto”, criticou. Mas vale lembrar que muitas das propostas que os vereadores apresentam são inconstitucionais – e a Casa aprova assim mesmo –, o que força o Executivo a vetar as proposituras.

Carimbadas

Duas figuras da política de Mauá se tornaram habitué da Prefeitura: o ex-prefeito Diniz Lopes (PSB) e o ex-candidato a vice Cléber Broch (PTB), que concorreu ao lado de Donisete Braga (PT). Diniz, que chegou a ser chefe da Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá) no começo da gestão de Atila Jacomussi (PSB), também é figura carimbada nas sessões da Câmara. Broch, desde a derrota de Donisete, também se aproximou do Executivo.

Quatro nomes, duas vagas

Dentro do PT estadual, o debate sobre quem serão os candidatos do partido ao Senado segue acirrado. Além do vereador paulistano Eduardo Suplicy – que não abre mão de retomar a função – e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, estão na briga o ex-deputado Jilmar Tatto e a vereadora da Capital Juliana Cardoso. Em 2018, dois senadores por São Paulo serão eleitos.

Oficializado

Adalberto Guazzelli foi oficializado pela Prefeitura de São Bernardo como secretário de Cultura – antes exercia oficialmente o posto de adjunto, embora na prática respondesse pela Pasta. Até então, o departamento era, no papel, administrado por Alex Mognon (PSDB), vereador licenciado e secretário de Esportes. Guazzelli também vai responder pelo Cajuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude).

Volta

Ex-secretário de Meio Ambiente de São Bernardo, Mario de Abreu (PSDB) tem até o fim do dia de hoje para comunicar se vai reassumir seu mandato na Câmara. Ele é vereador eleito, mas está licenciado desde o fim de outubro, quando foi alvo principal de operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) suspeito de vender cargos e licenças ambientais. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;