Cena Política Titulo
Queda de Lula e abismo a Marinho
Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
15/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A marcação do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, no caso do triplex, pode impactar diretamente a candidatura do ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) ao governo do Estado. Petistas admitem que, caso Lula tenha condenação mantida e seja ejetado da corrida presidencial do ano que vem, o projeto de Marinho ao Palácio dos Bandeirantes está fadado ao mesmo caminho, uma vez que o PT terá de reorganizar as alianças em âmbito nacional e em diversos Estados e o parceiro prioritário tende a ser o PSB. O mesmo PSB que aposta na candidatura ao governo do Estado do atual vice-governador, Márcio França. Ou seja, para que um eventual plano B do PT alcance terreno, principalmente no Nordeste, pode ser que Marinho tenha sua candidatura ceifada para abrir espaço ao PSB em São Paulo.

Taxa do lixo

O governo do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), segue sem convencer os vereadores sobre a votação da implementação da taxa de coleta de lixo. Reuniões foram realizadas na noite de quarta-feira e na manhã de ontem para tentar fazer com que a Casa analise ainda neste ano o projeto de lei. Nada avançou. Mas o governo buscará o último diálogo em torno da necessidade da taxa para cobrir as despesas com a Lara e admite levantar recesso para votação da proposta.

Doutor Veto

Líder do governo de Atila Jacomussi (PSB) na Câmara de Mauá, o vereador Professor Betinho (PSDC) reclamou da postura de advogados do Paço em vetar projetos de lei de autoria dos parlamentares. “Há, no departamento jurídico, o doutor Veto”, criticou. Mas vale lembrar que muitas das propostas que os vereadores apresentam são inconstitucionais – e a Casa aprova assim mesmo –, o que força o Executivo a vetar as proposituras.

Carimbadas

Duas figuras da política de Mauá se tornaram habitué da Prefeitura: o ex-prefeito Diniz Lopes (PSB) e o ex-candidato a vice Cléber Broch (PTB), que concorreu ao lado de Donisete Braga (PT). Diniz, que chegou a ser chefe da Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá) no começo da gestão de Atila Jacomussi (PSB), também é figura carimbada nas sessões da Câmara. Broch, desde a derrota de Donisete, também se aproximou do Executivo.

Quatro nomes, duas vagas

Dentro do PT estadual, o debate sobre quem serão os candidatos do partido ao Senado segue acirrado. Além do vereador paulistano Eduardo Suplicy – que não abre mão de retomar a função – e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, estão na briga o ex-deputado Jilmar Tatto e a vereadora da Capital Juliana Cardoso. Em 2018, dois senadores por São Paulo serão eleitos.

Oficializado

Adalberto Guazzelli foi oficializado pela Prefeitura de São Bernardo como secretário de Cultura – antes exercia oficialmente o posto de adjunto, embora na prática respondesse pela Pasta. Até então, o departamento era, no papel, administrado por Alex Mognon (PSDB), vereador licenciado e secretário de Esportes. Guazzelli também vai responder pelo Cajuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude).

Volta

Ex-secretário de Meio Ambiente de São Bernardo, Mario de Abreu (PSDB) tem até o fim do dia de hoje para comunicar se vai reassumir seu mandato na Câmara. Ele é vereador eleito, mas está licenciado desde o fim de outubro, quando foi alvo principal de operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) suspeito de vender cargos e licenças ambientais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;