Memória Titulo
Mauaense: descubra outras referências deste quadro
Ademir Medici
12/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Havia uma lagoa no Centro baixo de Mauá, no espaço hoje ocupado pela Praça 22 de Novembro, a praça do terminal rodoviário, ao lado da estação ferroviária. Há fotos desta lagoa. E agora apresentamos um desenho da mesma, feito pelo artista plástico José Rodrigues Vibian, de Santo André.

Reparem a maria-fumaça passando à esquerda. Logo mais desapareceria do complexo ferroviário que serve Mauá e o Grande ABC, pois se eletrificava todo o sistema.

Vibian, naquela época, não podia se dedicar, unicamente, à sua grande vocação, que era a pintura plástica. Trabalhava em outros setores, mas percebia a rápida transformação urbanística que se verificava. O que fez: percorreu pontos de Santo André e Mauá, fotografando paisagens. Mais tarde passaria para a tela aquelas paisagens transformadas.

No caso desta pintura do Centro de Mauá, a tela surgiu em 1979, com um detalhe a mais: lá no alto, a igreja matriz Imaculada Conceição, com sua fachada em pedra, recém-construída quando da ampliação da pioneira capela – a capela, obra do padre Marcos Simoni; a igreja matriz atual iniciada pelo padre Antonio Negri.

Em 1979, esta paisagem mauaense já houvera sofrido pelo menos duas grandes transformações, recebendo (e perdendo) a concha acústica e o jardim japonês.

Fica o retrato de 1947, de uma coleção extraordinariamente bela de Vibian, felizmente guardada pela família e que espera por uma exposição pública – quem sabe em 2018, por ocasião do próximo aniversário oficial de Santo André; e em novembro de 2018, em mais um aniversário da emancipação de Mauá, no dia 22 de novembro perpetuado nesta praça central da cidade.

Vibian fez uma segunda tela focalizando Mauá, que publicaremos dentro desta Semana Mauá 2017.

Em 12 de dezembro de...

1877 – José de Alencar, escritor brasileiro, falece no Rio de Janeiro.

1917 – Jornais falavam do grande entusiasmo entre os atiradores da Linha de Tiro 34, de São Bernardo, após os reparos do stand.

Treinamentos iniciados e chamados de preparação militar.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o Panamá declara guerra à Áustria.

1962 – Morre Patrícia Galvão, a Pagu: jornalista, escritora, ativista política. É considerada a musa do modernismo e símbolo da liberdade feminina.

1972 – São Caetano entrega o Troféu Di Thiene, em solenidade no Teatro Paulo Machado de Carvalho. Os premiados: Diário do Grande ABC, com a melhor reportagem, assinada pelo jornalista Josué Dias; Vitor Matsudo, melhor dirigente esportivo; Eduardo Barone, melhor mesa-tenista; Rodolfo Abbade, melhor judoca infantil; Delcy Ellender e José Carlos Salles, melhores cestobolistas.

Jorge Amado lança, em São Paulo, o livro Tereza Batista Cansada de Guerra.

Fundada a Associação Antialcoólica de Ribeirão Pires.

1982 – Inaugurada a primeira estação de frequência modulada do Grande ABC: entra em funcionamento efetivo a Grande ABC FM Stereo.

Diário há 30 anos

Sábado, 12 de dezembro de 1987 – ano 30, edição 6623

Manchete – Murros na mesa trariam a ditadura, diz Sarney (presidente da República).

Grande ABC – São Bernardo envia favelados para Diadema.

Memória – Mauá e João Gangorra. Era mostrada uma foto da estação ferroviária local em 1940, descoberta pela pesquisadora Lidia Colalilo Cecon; e falado de um filme ali rodado em 1952, João Gangorra, com direção de João Piraglisi, estrelado por Walter D’Avila. Participaram vários figurantes da cidade e os músicos da Lira de Mauá.

Polícia – PM faz blitz na favela do INPS em Mauá.

Hoje

Dia Internacional da Criança na Mídia, criado pela Unicef.

Municípios Brasileiros

Noventa e seis municípios brasileiros celebram aniversários em 12 de dezembro, a maioria de Minas Gerais, incluindo-se a capital Belo Horizonte.

No Estado de São Paulo, aniversaria Ibirá, criado em

12 de dezembro de 1921, quando se separa de São José do Rio Preto.

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada a padroeira da América Latina em 1945 pelo papa Pio XII.

A Igreja narra que no quinhentismo registrou-se a aparição de Nossa Senhora a Juan Diego, um índio asteca, iniciando-se ali a devoção a Guadalupe. Duas Paróquias no Grande ABC são dedicadas a Nossa Senhora de Guadalupe: Jardim Riviera, em Santo André; Jardim das Orquídeas, na Grande Alvarenga, São Bernardo. Também a capela do Golden Parque, da Paróquia Jesus de Nazaré, em São Bernardo, é dedicada à santa.

Cury

Maxêncio

Vicelino




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;