Tecnologia Titulo Mitos e verdades
Como saber se o Wi-Fi é seguro? O que prejudica o sinal? Veja mitos e verdades sobre o tema

É fundamental verificar as atualizações disponíveis no site do fabricante do roteador e do dispositivo

Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
06/12/2017 | 04:47
Compartilhar notícia


Uma vez que a conexão de internet tem sido cada vez mais feita por meio de sinal Wi-Fi, o diretor de engenharia da Linktel Fabio Simonagio respondeu a cinco perguntas que rondam a tecnologia e os seus usuários. Itens como segurança da rede e como melhorar o sinal são uns dos temas explicados.

LEIA MAIS: Economize seus dados: conheça aplicativos que conectam o usuário a redes wi-fi gratuitas
10 dicas para aumentar a potência do Wi-Fi

Como usar o Wi-Fi de forma segura?
É fundamental verificar as atualizações disponíveis no site do fabricante do roteador e do dispositivo. Além disso, é recomendável a utilização de senhas fortes na rede, com números, caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas e números. O número de 16 dígitos pode dificultar o acesso por pessoas não autorizadas.

Como saber se tem algum usuário “pirata” usando o seu Wi-Fi?
No roteador Wi-Fi é possível ver os endereços IP e Mac address dos dispositivos conectados ao aparelho. Se houver algum que seja desconhecido, ou um número maior do que o número de dispositivos que você possui, sua rede pode estar sendo usada por terceiros, sem o seu concentimento

Posicionar o roteador mais alto possível melhora o sinal?
Quanto mais alto o roteador estiver posicionado, melhor o sinal do Wi-Fi, pois o funcionamento das ondas será em uma espécie de efeito “guarda-chuva”.

Outros aparelhos elétricos e espelhos prejudicam a Internet?
Sim. Aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, como os telefones sem-fio, podem interferir na qualidade do sinal. Já os espelhos podem prejudicar a correta dispersão das ondas do roteador.

Usar vários roteadores melhora o sinal?
Pensando nessa questão de ampliação do sinal, o indicado é usar “repetidores”, que fazem o sinal chegar mais longe. Alguns fabricantes têm o roteador e o repetidor que trabalham juntos. Caso o usuário tenha mais de um roteador no mesmo local é provável que haja interferência.

No álbum, você confere todos os eletrônicos testados pelo 33Giga. Nele, há boas opções de roteadores. 

 
 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;