Economia Titulo
Segurados podem receber sem auxílio
Do Diário do Grande ABC
28/10/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Os segurados da Previdência Social que se aposentam e as pessoas com direito a pensão por morte recebem do INSS, pelo correio, a Carta de Concessão de Benefícios e a Certidão para Saque do PIS/Pasep/FGTS. Nesta carta constam a data do início do benefício, o discriminativo de cálculo, o valor e o local de pagamento, entre outros. Já a certidão contém os dados necessários para o segurado obter a liberação dos valores do PIS, Pasep e FGTS.

Tanto para sacar o primeiro pagamento do benefício como o PIS/Pasep e o FGTS, o aposentado ou pensionista não precisam de intermediários. No caso do primeiro pagamento, basta a pessoa se dirigir ao banco indicado na carta de concessão com seus documentos pessoais.

Em se tratando do saque do PIS/Pasep/FGTS, o beneficiário deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, também com os documentos pessoais.

Se a pessoa não recebeu ou perdeu esses documentos fornecidos pelo INSS, ela pode solicitar a segunda via na própria agência da Previdência responsável pela concessão do benefício ou pelo site www.previdencia.gov.br . Para tanto, deverá selecionar as opções Serviços e Solicitação de Certidão para saque do PIS/Pasep/FGTS, quando, então, será solicitado o número do benefício e a data de nascimento do beneficiário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;