Memória Titulo Memória
E o Palestra virou Cariri
Ademir Medici
28/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A 20ª Festa da Associação Cultural Beneficente dos Varzealegrenses, domingo, no Palestra, em São Bernardo, superou todas as expectativas. Eram aguardadas mil pessoas. Compareceram 1.500, pelos cálculos do presidente Francisco Vieira, o Nenê, que fomos encontrar na portaria, administrando entrada e saída, cumprimentando os convidados.

No interior do ginásio do Palestra era até difícil andar. Seguimos, fotografando. Até tentamos anotar os nomes dos fotografados. O som que cobria todo o espaço impediu. Selecionamos as fotos de hoje, na esperança de que possamos voltar ao tema identificando cada um.

Várzea Alegre já está no calendário da Memória nossa de cada dia. Que seja inclusa no calendário das festividades de São Bernardo, em homenagem à cidade cearense de Várzea Alegre, nossa cidade-irmã, e de toda a área do Cariri.

A lição que vem de Várzea Alegre. O erro de alterar os nomes de ruas

Texto:Maria Linda Lemos Bezerra

O mais recente contraste de Várzea Alegre foi contado em cordel pelo médico José Sávio Pinheiro (2009):

“Novo contraste nasceu; 

com decisão descabida; 

a guerra não combatida; 

o major morto perdeu”.

O autor se refere ao nome da Rua Major Joaquim Alves, que foi substituído por Rua Luiz Otacílio Correia.

Trocar nomes de logradouros públicos tem duas consequências ruins: 1ª) a despesa que causa às pessoas físicas e jurídicas, que são obrigadas a mudar toda a sua papelada fiscal: 2ª) a perda da memória: veste-se um santo para desvestir o outro.

(*) A autora nasceu em Várzea Alegre. Escreveu o livro ‘Fragmentos para a História de Várzea Alegre’. Formou-se em Psicologia pela Universidade da Flórida.

Contato: lindapsy03@yahoo.com.br.

Diário há 30 anos

Sábado, 28 de novembro de 1987 – ano 30, edição 6611

Meio ambiente – O engenheiro Carlos Laucevicius aponta um sistema conjugado de depuração, recuperação e aproveitamento dos rios para um programa integrado de despoluição e saneamento da Represa Billings e dos Rios Tietê e Pinheiros.

Cinema – FestRio define filmes favoritos. Do enviado especial do Diário ao Rio de Janeiro, Heitor Capuzzo.

Memória – O clube União Lira Serrano, de Paranapiacaba, em álbum de figurinhas.


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 28 de novembro:

Em São Paulo, Franca, instalado como vila em 28-11-1824, quando se separa de Mogi Mirim.

Na Bahia, Acajutiba

No Paraná, Ampére, Dois Vizinhos e 

São Miguel do Iguaçu

No Rio Grande do Sul, Arroio do Meio

No Mato Grosso, Campos de Júlio

No Ceará, Capistrano

Na Paraíba, Emas

No Espírito Santo, Jerônimo Monteiro

Fonte: IBGE

Hoje

Dia do Soldado Desconhecido

Em 28 de novembro de...

1917- Diretoria do Tiro de Guerra 34, sediado no Distrito de Santo André, em São Bernardo, faz apelo patriótico para o aumento de efetivo. São 700 associados, dos quais 300 já formados.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a ofensiva austro/alemã e a resistência dos italianos do Asiago ao Monte Grappa e ao Piave.

1972– O carro “Lótus”, em que corre o piloto brasileiro Emerson Fittipaldi, é exposto na Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André, defronte à loja Nippon.

Santos do Dia

Madre Maria Helena Stollenwerk

Estevão, o Moço

José Pignatelli

Tiago das Marcas 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;