Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que aconteceu o Big Bang?
Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
26/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar da teoria ser considerada a mais aceita entre os cientistas para a explicação da origem do Universo, ainda não há certeza do porquê do Big Bang ter ocorrido. Sabe-se que houve grande expansão há cerca de 13,6 bilhões de anos que marcou a ampliação de tudo que conhecemos no espaço até hoje.

O nome do evento significa Grande Explosão em português, mas nada explodiu de fato. Houve o começo do processo do Universo em ficar maior de maneira contínua e acelerada. O passar dos milhões de anos fez com que a matéria resultante da ação se reunisse em estruturas típicas da área da Astronomia (ciência que estuda o universo sideral e corpos celestes), como planetas e estrelas. Por isso que a formação da Terra, datada de cerca de 5 bilhões de anos, está diretamente ligada ao acontecimento.

É preciso ter claro na cabeça que a ideia central do Big Bang é de que todos esses objetos estão se afastando, com as galáxias, por exemplo, ficando mais distantes umas das outras. Estudiosos trabalham com o conceito de que, no passado, tudo estava bem mais junto do que se imagina, com a possibilidade de haver algo único em sua formação original. Não existem informações sobre o que existia antes da expansão universal.

Esses pensamentos foram tratados pela primeira vez – e de maneira um pouco diferente – na década de 1930 pelo padre belga Georges Lamaître (1894-1966), que também trabalhava como astrônomo. Já a teoria foi anunciada pelo cientista ucraniano naturalizado nos Estados Unidos George Gamow (1904-1968), em 1948, em parceria com Lamaître. Detalhe que o nome da ação do nascimento do universo foi dado pelo astrônomo e matemático britânico Fred Hoyle (1915-2001) em 1946, durante transmissão de rádio.

Existem diversas evidências que comprovam o conceito descrito nesse pensamento e a teoria é considerada uma das mais bem firmadas dentro da ciência. Mas a resposta definitiva para a construção do Universo ainda está em aberto.

Pergunta de Guilherme Ginart Rossi, 9 anos, de São Caetano.

Consultoria de Douglas Bezerra Silva, Giovana Mota, Marcos Pedroso e Rachel Zuchi Fariaw (com supervisão de Christiane Jacinto), integrantes da equipe do Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, da Sabina Escola Parque do Conhecimento, de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;