Cultura & Lazer Titulo
Macunaíma versão rock'n'roll
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
17/10/2008 | 07:02
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Quando Mário de Andrade rabiscou as últimas letras do romance Macunaíma em meio à agitação artística da década de 1920, não poderia imaginar que um dia seu ‘herói sem nenhum caráter' seria retratado ao som de rock'n'roll. A idéia pode soar um tanto exótica, mas ganhou forma nas mãos dos atores do Teatro da Transpiração, que, coordenados pelo grupo Teatro da Conspiração, estréiam neste sábado uma adaptação homônima à obra do escritor modernista. O espetáculo Macunaíma fica em cartaz até 30 de novembro no Parque Escola de Santo André e é grátis.

"Trabalhamos em cima da mesma premissa do Mário de Andrade, que é beber de várias fontes para chegar à sua cultura", esclarece Cássio Castelan, diretor geral da montagem. "O jovem acaba usando o rock para construção de sua própria identidade."

Munidos da idéia de unir o clássico nacional com pérolas do rock'n'roll, o grupo partiu para um estudo profundo do texto. "Alguns atores fizeram um apanhado das influências do Mário de Andrade e, a partir desse estudo, montaram seminários com o elenco", conta o diretor.

Riffs - Liderada por Sílvio Romero, a banda, que inicialmente faria a trilha sonora do espetáculo, ganhou papel especial. "O que era uma peça acabou se tornando um show", explica Castelan.

Com duração de uma hora e 20 minutos, da qual uma hora e 15 com os músicos em ação, a montagem relembra bandas como Led Zeppelin, Pink Floyd, Rolling Stones, Língua de Trapo, Legião Urbana e Titãs, entre outras.

Em uma das cenas mais populares da obra, quando o índio banha-se em uma lagoa e fica branco, com cabelos claros e olhos azuis, ouve-se o sucesso de Rita Lee, Agora Só Falta Você: ‘Um belo dia resolvi mudar/E fazer tudo o que eu queria fazer'. "Queremos provocar uma identificação com o jovem. Por isso escolhemos composições como a de Rita Lee", conta o diretor geral.

Macunaíma - Teatro. Estréia neste sábado, às 20h. No Parque Escola de Santo André - r. Anacleto Popote, 46. Tel.: 4994-7572 . Sábados e domingos, às 20h. Grátis (ingressos disponíveis uma hora antes da apresentação). Até 30 de novembro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;